Depois de seis meses de interrupção, o Hospital de Montenegro está próximo de retomar os atendimentos de média complexidade na área de traumato-ortopedia, beneficiando 14 municípios do Vale do Caí com mais 240 consultas e 30 cirurgias. O acordo para a retomada envolveu a Secretaria da Saúde (SES), o hospital e os municípios. O governo do Estado repassará R$ 70 mil mensais ao hospital por meio do programa Assistir. A expectativa é de que o contrato seja assinado em 26 de maio, garantindo a retomada dos serviços.
“Estamos agradecidos pela adesão de 100% dos municípios para construir uma solução que irá melhorar a saúde da população”, afirmou a secretária da Saúde, Arita Bergmann, durante audiência pública na Câmara de Vereadores de Montenegro. “Precisamos fazer um cofinanciamento porque o custo dessa área extrapola a tabela SUS. O governo estadual também entrará com recursos, e certamente teremos um serviço de qualidade e mais próximo do usuário, que não precisará se deslocar para outro local para ser atendido.”
“Todos compactuamos com o desejo de ter os serviços de saúde mais próximos”, ressaltou o presidente da Associação dos Municípios do Vale do Rio Caí (Amvarc) e prefeito de Barão, Jefferson Schuster Born. Já o prefeito de Montenegro, Gustavo Zanatta, lembrou: “é uma luta de muito tempo, de várias reuniões com outros prefeitos”.
“A traumato é uma especialidade nevrálgica. Não causa risco de vida imediato, mas acarreta grandes problemas de saúde e tem peculiaridades em relação a outras especialidades”, explicou o diretor de Regulação da SES, Eduardo Elsade.
Texto: Ascom SES
Edição: Secom
Mín. 17° Máx. 24°