13°C 29°C
Bento Gonçalves, RS
Publicidade

Vereador sugere projeto voluntário para apoio psicológico nas escolas de Bento Gonçalves

O autor da proposta, Duda Pompermayer (PP), explica que oferecendo esse serviço, será possível prevenir problemas futuros. O projeto ainda aguarda parecer das comissões e ainda não foi votado na Câmara de Vereadores.

26/04/2023 às 15h52 Atualizada em 27/04/2023 às 09h49
Por: Renata Oliveira
Compartilhe:
Crédito: Divulgação/Câmara de Vereadores
Crédito: Divulgação/Câmara de Vereadores

Devido os últimos ocorridos referente a segurança e saúde mental de estudantes do ensino fundamental e médio, diversas medidas estão sendo tomadas para conter a onda de violência nesses espaços e com isso, o vereador Duda Pompermayer (PP) enviou uma proposta à Casa Legislativa sugerindo a criação do "Projeto Voluntário: Preservando o Futuro" que disponibilizará atendimento psicossocial, através de psicólogo e assistente social, nas escolas da rede pública de Bento Gonçalves. O projeto de lei ainda aguarda pareceres das comissões e ainda não foi a votação. 

Conforme a justificativa do projeto de lei protocolado no dia 06 de abril pelo vereador Duda Pompermayer (PP), a ação tem como objetivo apurar se crianças ou adolescentes vivenciam situações de abuso, violência, bullying, precariedade, fome ou transtornos emocionais que podem ser observados pelos profissionais de saúde mental, como assistentes sociais e psicólogos, dentro das escolas da cidade.

Para que o "Projeto Voluntário: Preservando o Futuro" dê certo, o vereador propõe que seja feita uma parceria com a Secretária de Saúde (SMS), Secretária de Educação (SMED) e Faculdades, Centro Universitários e Universidades do município, sendo todo o trabalho realizado de forma voluntária (sem gerar custos extras ao município). "Vale salientar que tal proposta não gerará impactos financeiros extras uma vez que tal projeto será realizado na modalidade de voluntariado, podendo ser disponibilizado aos servidores das Secretarias Municipais de Saúde e Educação, podendo ser custeado com recursos financeiros federal e municipal, observando a regra prevista nas normas vigentes," esclarece na justificativa. 

No documento, também é destacado que as escolas municipais podem oferecer profissionais ou estagiários/acadêmicos da área de acordo com a demanda. "As escolas da rede pública do município de Bento Gonçalves deverão disponibilizar o atendimento através de profissionais, sendo a quantidade condizente conforme a demanda dos alunos matriculados na instituição, sendo obrigatório a presença de assistente social ou psicólogo, podendo ser incluído estagiários e acadêmicos," explica o projeto.

Duda também frisa que esse atendimento psicossocial é fundamental nas escolas para assim, prevenir problemas futuros. "Através do Projeto Voluntário: Preservando o Futuro, poderemos proporcionar um ambiente seguro e acolhedor para que esses jovens se sintam à vontade para conversar com os profissionais competentes sobre seus problemas. Acreditamos que este projeto é fundamental para o bem-estar das crianças e adolescentes de Bento Gonçalves," finaliza na justificativa. 

O projeto ainda aguarda pareceres das comissões e caso aprovado, será enviado para a votação na Câmara de Vereadores. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários