Segurança Ação policial
Moradores da Serra Gaúcha são presos por ligação com grupo neonazista de SC
Junto com os dois, mais oito pessoas foram presas, sendo que esse grupo já havia sido detido em novembro de 2022 e março deste ano pelo mesmo crime.
25/04/2023 17h01
Por: Renata Oliveira Fonte: Rádio Spaço Fm
Crédito: Divulgação/Polícia Civil

Dois moradores de Caxias do Sul foram detidos em uma ação da Polícia Civil de Santa Catarina na semana passada, onde 10 integrantes de um grupo neonazista - que já haviam sido detidos em novembro de 2022 e em março deste ano, sendo soltos em abril - foram presos novamente. As prisões foram divulgadas nesta segunda-feira, 24.

Segundo o delegado Arthur Lopes, titular da Delegacia de Repressão ao Racismo e a Delitos de Intolerância de SC, entre os detidos, estão dois moradores de Caxias do Sul. Com o grupo foram localizados, nesta fase da operação, novos objetos com referência ao nazismo. Segundo o Ministério Público (MP), os outros presos residem em Santa Catarina, Paraná e Minas Gerais. Vale ressaltar que os acusados já respondem a um processo criminal por integrar a uma célula, além de apologia ao nazismo e racismo.

De acordo com a Polícia Civil, que já monitorava o grupo, eles escolheram o município de São Pedro de Alcântara, na Grande Florianópolis, por ser a primeira colônia alemã em Santa Catarina, instalada em 1829. No sítio onde os integrantes estavam, a polícia encontrou revistas, panfletos e outros objetos com símbolos de grupos supremacistas. De acordo com o MP, as investigações apontam que eles agiam com forte exaltação à ideologia fascista e apologia ao nazismo.