Dois moradores de Caxias do Sul foram detidos em uma ação da Polícia Civil de Santa Catarina na semana passada, onde 10 integrantes de um grupo neonazista - que já haviam sido detidos em novembro de 2022 e em março deste ano, sendo soltos em abril - foram presos novamente. As prisões foram divulgadas nesta segunda-feira, 24.
Segundo o delegado Arthur Lopes, titular da Delegacia de Repressão ao Racismo e a Delitos de Intolerância de SC, entre os detidos, estão dois moradores de Caxias do Sul. Com o grupo foram localizados, nesta fase da operação, novos objetos com referência ao nazismo. Segundo o Ministério Público (MP), os outros presos residem em Santa Catarina, Paraná e Minas Gerais. Vale ressaltar que os acusados já respondem a um processo criminal por integrar a uma célula, além de apologia ao nazismo e racismo.
De acordo com a Polícia Civil, que já monitorava o grupo, eles escolheram o município de São Pedro de Alcântara, na Grande Florianópolis, por ser a primeira colônia alemã em Santa Catarina, instalada em 1829. No sítio onde os integrantes estavam, a polícia encontrou revistas, panfletos e outros objetos com símbolos de grupos supremacistas. De acordo com o MP, as investigações apontam que eles agiam com forte exaltação à ideologia fascista e apologia ao nazismo.
Mín. 13° Máx. 29°