Uma comitiva da Secretaria da Cultura (Sedac), liderada pela secretária Beatriz Araujo, realizou uma visita técnica para avaliação do prédio histórico localizado na esquina das ruas General Câmara e Andrade Neves, no centro de Porto Alegre. A gestão do imóvel, desocupado desde 2017, está sendo transferida do Departamento de Administração do Patrimônio do Estado (Deape) para a Sedac. Após a finalização dos trâmites, o prédio funcionará como anexo da Biblioteca Pública do Estado (BPE), que fica na mesma quadra.
"Aos 152 anos, a Biblioteca Pública do Estado vive um momento de grande renovação em sua estrutura. Estamos trabalhando para que o valioso patrimônio cultural que a instituição abriga esteja cada vez mais acessível para o público. Pela natureza das atividades que pretendemos desenvolver no anexo, ele será um novo espaço de inclusão e de acolhimento, a serviço da educação e da cultura", explicou Beatriz.
O diretor do Departamento de Memória e Patrimônio da Sedac,Eduardo Hahn, disse que a secretaria estuda a possibilidade de realizar um concurso público, a partir do Instituto de Arquitetos do Brasil, a fim de selecionar um projeto arquitetônico para a obra de revitalização e adequação do prédio.
O novo espaço receberá as obras contemporâneas, conforme explicou o diretor do Departamento de Livro, Leitura e Literatura da Sedac, Benhur Bortolotto. No local, devem funcionar os departamentos de empréstimos, consultas, acessibilidade digital e formação da biblioteca. As obras do acervo e o mobiliário antigo permanecerão no prédio histórico da rua Riachuelo, que também será utilizado para a realização de eventos.
"O anexo da Biblioteca Pública do Estado é mais uma das iniciativas de qualificação dos nossos equipamentos culturais. Esse resgate tem valorizado o patrimônio do Estado e é feito, sobretudo, com o propósito de promover o desenvolvimento artístico, qualificar os serviços prestados e ampliar o acesso à cultura, bem como a eficácia e o alcance das nossas políticas públicas", enfatizou Bortolotto.
Também participaram da visita técnica a diretora da BPE, Ana Maria de Souza, a diretora Administrativa da Sedac, Denise Gress, e representantes do Deape.
Texto: Sara Goldschmidt/Ascom Sedac
Edição: Rodrigo Toledo França/Secom
Mín. 15° Máx. 18°