O Instituto Tacchini de Pesquisas em Saúde (ITPS) está com vagas abertas para pessoas que desejam ser voluntárias para a testagem de duas vacinas de combate a dengue. O voluntário será acompanhado pela equipe da pesquisa por aproximadamente um ano mediante contato telefônico e consultas presenciais no ITPS. A vacina do estudo e acompanhamento relacionado à pesquisa serão fornecidos sem custos para o participante. Interessados em participar da pesquisa podem entrar em contato com o ITPS: (54) 3455 4333, ramais 1125 e 1126 ou enviar um e-mail para instituto.pesquisa@tacchini.com.br
De acordo a coordenação do instituto, estão sendo selecionados voluntários (homens ou mulheres) entre 18 e 50 anos, saudáveis, não gestantes e que não tenham contraído dengue ou zika previamente. Os voluntários interessados e aceitando participar da pesquisa serão avaliados para confirmação dos critérios de inclusão estabelecidos.
Preenchendo todos os critérios de participação, será designado por meio de um ‘’sorteio’’ para administração de uma das vacinas. Todos os participantes terão chances iguais de serem designados para administração de qualquer uma das vacinas. O participante, o médico do estudo e a equipe de pesquisa não saberão qual das vacinas será administrada. Ao final do estudo o participante será informado qual vacina recebeu. O voluntário será acompanhado pela equipe da pesquisa por aproximadamente um ano mediante contato telefônico e consultas presenciais no ITPS.
O que são esses estudos clínicos
Um estudo clínico é uma pesquisa que tenta responder perguntas sobre como os medicamentos ou as vacinas agem nas pessoas que fazem o seu uso. Os pesquisadores fazem estudos para verificar se medicamentos ou vacinas são seguros e se funcionam bem para determinado tipo de doença. Essas pesquisas podem ajudar no desenvolvimento de novas medicações e disponibilizar novos tratamentos para a população.
Regulamentações e políticas têm sido elaboradas para proteger os direitos, a segurança e o bem-estar das pessoas que participam de estudos clínicos e para ajudar a garantir que essas pesquisas sejam conduzidas de acordo com rígidos princípios éticos e científicos.