Saúde Rio Grande do Sul
Maio Vermelho reúne profissionais de odontologia em eventos sobre prevenção ao câncer bucal
Como parte da programação da campanha Maio Vermelho, mês de conscientização sobre câncer bucal e sua prevenção, eventos destinados à mobilização e ...
25/04/2023 07h40
Por: Marcelo Dargelio Fonte: Secom RS
-

Como parte da programação da campanha Maio Vermelho, mês de conscientização sobre câncer bucal e sua prevenção, eventos destinados à mobilização e capacitação dos profissionais de odontologia de municípios gaúchos contam com o apoio e a participação da Secretaria Estadual da Saúde (SES). O Dia Estadual de Combate ao Câncer de Boca e Dia Mundial sem Tabaco é 31 de maio.

Em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde de Gravataí e o Telessaúde RS, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, a SES promoverá um evento em alusão ao Maio Vermelho. O encontro, que acontecerá em 5 de maio, às 14 horas, é destinado a cirurgiões-dentistas, auxiliares em saúde bucal e técnicos em saúde bucal da Atenção Primária à Saúde (APS) da 1ª Coordenadoria Regional de Saúde e acontecerá na Câmara Municipal de Gravataí (Av. José Loureiro da Silva, 2597, Centro, Gravataí. 

No evento, que terá certificação pela Escola de Saúde Pública, haverá duas palestras. Na primeira delas, Ingrid Santos, teleconsultora em odontologia no Telessaúde RS irá abordar a atuação do dentista na APS e de que modo o Telesaúde RS pode ajudar. Na segunda, Matheus Claudy, estomatologista e coordenador do Centro de Especialidades Odontológicas de Gravataí, falará sobre o papel do dentista desde o diagnóstico até o tratamento do câncer bucal.


Câncer bucal

Continua após a publicidade

A campanha Maio Vermelho busca alertar a população para que fique atenta a sinais de lesões na cavidade bucal e aos fatores de risco. Estimativas do Instituto Nacional do Câncer (Inca) apontam que 15 mil novos casos de câncer de boca já foram registrados no Brasil em 2023, 580 no Rio Grande do Sul. A doença ainda apresenta alta taxa de mortalidade, apesar de o exame para identificar lesões suspeitas ser simples, podendo ser realizado por um profissional qualificado e de forma rotineira.

Entre os principais fatores de risco para os cânceres de lábio e da cavidade oral estão o tabagismo, em primeiro lugar, e o consumo de álcool, em segundo. A exposição à radiação solar, a infecção por HPV, o uso de imunossupressores e a infecção por HIV também representam risco. A maior incidência dos dois tipos de câncer ocorre em homens brancos com mais de 40 anos.

Eventos realizados

Continua após a publicidade

Em abril, foram realizados eventos em Porto Alegre e em Bento Gonçalves. No dia 12, profissionais de saúde bucal participaram de um encontro promovido pela prefeitura de Porto Alegre, com a colaboração da SES. No auditório Dante Baroni, da Assembleia Legislativa, o debate foi sobre o diagnóstico de lesões brancas e úlceras bucais.

No dia 20 de abril, na Casa de Artes de Bento Gonçalves, foi realizado o evento: Manifestações bucais de doenças e condições sistêmicas. Os profissionais de odontologia puderam se atualizar sobre as manifestações orais relacionadas a diferentes doenças. 

Texto: Ascom SES
Edição: Rodrigo Toledo França/SES