13°C 29°C
Bento Gonçalves, RS
Publicidade

Aprovada criação de Medalha de reconhecimento para profissionais da saúde de Bento Gonçalves

A medalha ganhou o nome do Doutor Ervalino Plácido Bozzetto pelo seu trabalho exercido na cidade. O segundo projeto em pauta na Ordem do Dia também foi aprovado na sessão desta segunda-feira, 24.

24/04/2023 às 15h02 Atualizada em 25/04/2023 às 08h53
Por: Renata Oliveira
Compartilhe:
Crédito: Divulgação/Câmara de Vereadores
Crédito: Divulgação/Câmara de Vereadores

Os vereadores de Bento Gonçalves aprovaram por unanimidade os dois projetos que estavam em votação na manhã desta segunda-feira, 24. A sessão ocorreu mais cedo devido a viagem de alguns parlamentares para a participação na XXII Marcha dos Legislativos Municipais, que acontece de 25 a 28 de abril, em Brasília.

O primeiro projeto votado foi de autoria do vereador Edson Biasi (PP), buscando a inclusão do Dia do Artesão, no dia 19 de março, no Calendário Oficial de Eventos de Bento Gonçalves.

A justificativa para a data, que já é comemorada nacionalmente e internacionalmente, foi de que esses profissionais merecem reconhecimento dado que contribuem para a cultura local e para o mercado econômico. "O artesanato, além de produto cultural, possui um grande potencial turístico. Dessa forma, além de homenagearmos e incentivarmos todos aqueles que preservam o nosso rico e criativo artesanato, estaremos contribuindo para o incremento da geração de renda e emprego em nossa cidade," destaca o vereador Edson. O projeto foi aprovado por unanimidade de votos. 

A segunda pauta da Ordem do Dia era referente a criação da Medalha do Mérito Guardiões da Saúde "Doutor Ervalino Plácido Bozzetto", de autoria do vereador Idasir dos Santos (MDB), como uma forma de reconhecer profissionais da saúde que tenham prestado relevantes serviços à população do Município de Bento Gonçalves. 

Na justificativa do projeto, o parlamentar destaca que durante o período mais crítico da pandemia, os profissionais da saúde foram os guardiões da esperança daqueles que foram acometidos pela Covid-19 e de seus familiares.  

Também poderão ser homenageados com a honraria os profissionais de saúde que já faleceram. A a indicação dos nomes das pessoas a serem homenageadas deverão ser protocoladas devidamente acompanhadas de curriculum e feitos do homenageado, que denotem a ação encaminhada. 

 

A escolha do nome do médico Ervalino Plácido Bozzetto serve de homenagem ao trabalho destacado do profissional em Bento Gonçalves. Ele foi vice-prefeito da Capital do Vinho no governo de Milton Rosa (1964/1969). Além disso, o médico foi muito importante no desenvolvimento do Hospital Tacchini e foi um dos fundadores do Lar do Ancião. O cardiologista também foi um dos idealizadores da Fenavinho, maior festa de Bento Gonçalves. Enquanto era o prefeito em exercício, foi Bozzetto que autorizou a compra do espaço onde hoje é o Parque de Eventos. O projeto foi aprovado por unanimidade de votos. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários