Variedades Evento
Festival do Grostoli vende 500 mil unidades e atrai mais de 45 mil pessoas
Com isso, a segunda edição do Festival se consagra no calendário de eventos da cidade. Você participou?
24/04/2023 11h48
Por: Renata Oliveira Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Garibaldi
Um campeonato de bisca, venda de artesanato local e espaço de recreação infantil também integraram o evento. Crédito: Laura Kirchhof/ Edemar Mealho

Com mais de 500 mil unidades de grostoli vendidos e a visitação de mais de 45 mil pessoas, a segunda edição do Festival do Grostoli de Garibaldi se consagrou no calendário de eventos da cidade. Além da iguaria, também foram comercializados aproximadamente 2.850 garrafas de espumante, 700 garrafas de suco de uva e 2 mil litros de cerveja artesanal.

As comunidades do interior de Garibaldi, em parceria com a Emater, foram as responsáveis por produzir e comercializar os grostolis quentinhos. Participaram: Anunciata, Araújo Borghetto, Chácaras, Escoteiros, Linha Baú e Garibaldina, Marcorama, Nossa Senhora de Fátima, Presidente Soares, São Gabriel, São Jorge, São José de Costa Real, São Miguel e São Roque Figueira de Mello.

Um campeonato de bisca, venda de artesanato local e espaço de recreação infantil também integraram o evento. Os visitantes puderam, ainda, realizar passeios de Tim-Tim, caminhão de guerra GMC de 1944 adaptado para o transporte turístico. O festival também contou com apresentações artísticas e culturais, com músicas italianas, tradicionalistas, pop rock, MPB e country.

Nesta edição, o festival também contou com outras opções de gastronomia. Os estabelecimentos que estiverem presentes são: Le Petit Sablé, Doçaria Luísa Fanti, Associação dos Vinicultores de Garibaldi (Aviga), Mercado São Lucas, Queijaria Valbrenta, La Vie Padaria Artesanal, Ristorante Del Pomodoro, Le Sorele Cafeteria, Blauth Bier e La Birra.

Continua após a publicidade

A secretária de Turismo e Cultura, Ana Pauline Mombach, avalia que o evento foi um sucesso. “Estamos muito felizes com o resultado desta edição. Neste ano, aumentamos o número de comunidades fazendo o grostoli quentinho na hora, incluímos padarias vendendo a iguaria pronta e embalada e contamos também com vinícolas e cervejarias pra engrandecer o evento. Ver Garibaldi cheia de munícipes e visitantes festejando essa tradicional receita que herdamos dos nossos imigrantes italianos me faz ter a certeza de que o festival do grostoli veio pra ficar! Ano que vem tem mais!”, comemora.

O Festival do Grostoli foi uma realização da Prefeitura Municipal de Garibaldi, por meio da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura, e Grupo RBS. O evento conta com o patrocínio de Sicredi Serrana, Moinho do Nordeste e Cooperativa Vinícola Garibaldi, e o apoio da Emater RS e CIC Garibaldi.