Em desempenho avassalador do ataque do Juventude, as Esmeraldas golearam o Criciúma-SC e praticamente encaminharam a sua classificação de forma inédita às oitavas de final do Brasileirão Feminino A3 de 2023. A equipe alviverde aplicou um placar elástico de 6 a 1 diante do time catarinense, no Estádio Montanha dos Vinhedos, em partida válida pelo jogo de ida da primeira fase.
Com o resultado positivo obtido em Bento Gonçalves, o time comandado pelo técnico Luciano Brandalise pode perder por até quatro gols de diferença que garante a classificação à próxima fase. A partida de volta ocorre no dia 30 de abril, no Estádio Heriberto Hulse, em Criciúma-SC.
O jogo:
As Esmeraldas abriram o placar da partida em sua primeira oportunidade no ataque. Aos 2 minutos, Greyce recebeu cruzamento de Kelly e balançou as redes para a equipe da casa, 1 a 0. Pouco depois, em jogada em velocidade de Thalita, Greyce novamente recebeu passe para finalizar e ampliar a vantagem.
Sem dar trégua para a equipe visitante, o Juventude seguiu dominando as ações da partida. Aos 15, Bella finalizou na saída da goleira para aumentar o placar, 3 a 0. Aos 22 minutos, a meia Ellen foi expulsa após receber o segundo cartão amarelo e deixou o Criciúma em desvantagem numérica dentro das quatro linhas, o que facilitou a vida do Juventude.
Com um a mais em campo, as Esmeraldas fizeram valer a vantagem e ampliaram o marcador com gols de Thalita, aos 31 e, na sequência, Bruna Lisandra, em cobrança de falta, sem chance para a goleira adversária, 5 a 0.
Na etapa derradeira, o Juventude diminuiu o ímpeto ofensivo, mas não deixou de ter o controle do jogo em suas mãos. O técnico Luciano Brandalise aproveitou para colocar em campo atletas da equipe sub-20. Aos 9 minutos, após cobrança de falta de Bruna Lisandra, Kelly desviou e a bola sobrou com Vanice, que só teve o trabalho de empurrar para o fundo das redes.
O Juventude ainda teve duas oportunidades que pararam na trave. Nos minutos finais de partida, o Criciúma conseguiu descontar. Maria Eduarda aproveitou o rebote da goleira Renata e finalizou para marcar o gol de honra do time catarinense. Final de jogo: 6 a 1 para a equipe alviverde.
Quem passar de fase entre Juventude e Criciúma enfrentará o Toledo-PR ou Operário-MS na fase subsequente. Apenas os quatro que chegarem às semifinais garantirão o acesso ao Brasileirão A2 de 2024.
Ficha técnica
Juventude 6 x 1 Criciúma-SC - Brasileirão Feminino A3 de 2023
Juventude: Renata May; Grazi, Alessandra, Beta (Michele) e Bella (Gabi Bortolon); Alice, Bruna Lisandra e Katy (Bruninha); Greyce (Aninha), Thalita (Vanice) e Kelly - Técnico: Luciano Brandalise.
Criciúma: Eduarda Medina; Emily (Samanta), Carol Fernandes (Leticia), Aline e Ana Clara; Maria Eduarda, Carol Matos e Ellen; Manuela (Andressa), Ana Paula e Bruna (Raissa) - Técnica: Bina Cassol.
Gols: Greyce 2' 1T e 7' 1T (JUV), Bella 5' 1T (JUV), Thalita 31' 1T (JUV), Bruna Lisandra 34' 1T (JUV), Vanice 9' 2T (JUV) e Maria Eduarda 45' 2T (CRI)
Mín. 14° Máx. 25°