Com uma mescla entre atletas experientes e a juventude de jovens promessas da equipe sub-20 alviverde, as Esmeraldas, comandadas pelo técnico Luciano Brandalise, estreiam no Brasileirão Feminino A3 visando avançar às oitavas de final de forma inédita. O Juventude encara o Criciúma-SC neste domingo (23), no Parque Esportivo Montanha dos Vinhedos, em Bento Gonçalves, pelo jogo de ida da primeira fase da competição nacional.
Há mais de dois meses se preparando para a competição, o Juventude aposta na experiência de atletas com vasta bagagem no futebol gaúcho e brasileiro e, sobretudo, em jovens jogadoras que estão disputando o Brasileirão Sub-20. “Já vínhamos treinando há mais de 60 dias com o Sub-20 e há um mês e meio com o time adulto, e o que a gente aposta é na mescla. Temos dez meninas profissionais e tem atletas que estão se destacando no Sub-20. É essa mescla que vai fazer a montagem da nossa equipe principal”, pondera o técnico alviverde.
O Brasileirão A3 é disputado no formato de mata-mata. Ou seja, o Juventude terá duas decisões diante do time catarinense para definir o seu futuro no campeonato. “É uma competição curta e que será decidida nos detalhes, pois o time do Criciúma é bem competitivo, bem novo, tem muita velocidade. Mas apostamos muito na nossa experiência e nos detalhes para passar para a próxima fase”, projeta Brandalise.
O Juventude definiu o estádio Montanha dos Vinhedos como a sua casa para as equipes femininas, tanto a sub-20 como a profissional. As Esmeraldas almejam fazer o dever de casa no primeiro jogo da temporada com o time profissional para construir uma vantagem para a partida de volta.
“A importância do resultado é fundamental para que consigamos uma vantagem para levar para Criciúma. Sempre jogamos da mesma forma dentro ou fora de casa, no mesmo modelo de jogo e uma vantagem é sempre bem-vinda para administrar ela conforme for no final dos 180 minutos”, destaca o comandante.
A partida de volta está marcada para o dia 30 de abril, em Criciúma-SC. O vencedor do confronto vai jogar contra Operário-MS ou Toledo-PR na segunda fase.
O Brasileirão Feminino A3:
O Brasileirão A3 será disputado por 32 clubes de todo o país que buscam o acesso à segunda divisão do futebol feminino brasileiro. A competição será realizada no formato de mata-matas, com jogos de ida e volta. Os quatro times que chegarem até a semifinal vão garantir vaga na Série A2 da próxima temporada.
Juventude x Criciúma – Campeonato Brasileiro Feminino A-3
Quando: domingo (23/04), às 15h
Onde: estádio Montanha dos Vinhedos, em Bento Gonçalves
Ingresso: 2kg de alimento não perecível (exceto sal)
Portões abrem às 14h