O feirado de Tiradentes promete levar muita gente para a cidade de Garibaldi, na Serra Gaúcha. Por lá acontece a segunda edição do Festival do Grostoli. O evento inicia desde às 9h desta sexta-feira, 21 de abril, e vai até as 19h do domingo, 23. A entrada é gratuita e o festival ocorre nas imediações da Igreja Matriz São Pedro, no Centro da cidade.
Para evitar os transtornos da primeira edição, quando muita gente não conseguiu nem comprar os grostolis, a fabricação da iguaria ganhou reforço. Neste ano serão 14 comunidades que estarão preparando o grostoli, quentinho, feito na hora. Moradores das linhas Anunciata, Araújo Borghetto, Chácaras, Escoteiros, Linha Baú e Garibaldina, Marcorama, Nossa Senhora de Fátima, Presidente Soares, São Gabriel, São Jorge, São José de Costa Real, São Miguel e São Roque Figueira de Mello. Além destas, terão padarias comercializando a iguaria já prontinha, em saquinhos, prontos para levar para casa!
Neste final de semana, em mais um movimento de engajamento comunitário e coletivo, a Cooperativa Vinícola Garibaldi leva toda sua tradição ao centro de cidade para integrar ainda mais identidade regional ao Festival do Grostoli. Em meio à programação que apresenta a guloseima feita na hora por 14 comunidades do município, o público poderá apreciar o clássico gastronômico harmonizado com espumantes, vinhos ou sucos.
Um campeonato de bisca, além da comercialização de artesanato local, também integram a programação. Haverá também espaço gratuito de recreação infantil, com brinquedos infláveis. Os visitantes poderão, ainda, realizar passeios de Tim-Tim, caminhão de guerra GMC de 1944 adaptado para o transporte turístico, ao custo promocional de R$10, com saída nas imediações do evento.
O festival também terá apresentações artísticas e culturais que valorizam a imigração italiana, com músicas ítalo-gaúchas, tradicionalistas, pop rock, MPB e country, durante os três dias. As atrações confirmadas são: Inês Rizzardo, Gaiteiros Itinerantes, Grupo de danças Stella d’ Itália, Banda Blackie, Destilaria Corleone, Orquestra Municipal, Coro Canarinhos, The Selles, The All Pargatas, Vocal Allegro, Irmãos Manzonni e Juliano, Tropilha Gaviona, Jeve Carelli, Beto e Tobias, além de apresentações do grupo do Centro de Tradições Gaúcha (CTG) Sentinela da Serra. A programação completa pode ser conferida abaixo.
Nesta edição, o festival terá outras opções de gastronomia, como polenta mole, cafés, cervejas artesanais e outras delícias. Os estabelecimentos que estarão presentes são: Le Petit Sablé, Doçaria Luísa Fanti, Associação dos Vinicultores de Garibaldi (Aviga), Mercado São Lucas, Queijaria Valbrenta, La Vie Padaria Artesanal, Ristorante Del Pomodoro, Le Sorele Cafeteria, Blauth Bier e La Birra.
Campeonato de bisca
No sábado, 22, com início às 13h, será realizado um campeonato de bisca. As inscrições encerraram nesta segunda-feira, 17. Haverá premiação para duplas vencedoras, considerando as três primeiras colocações.
Alterações no trânsito
Quinta-feira a domingo (20/04 - 23/04):
Rua Dante Grossi, no trecho compreendido entre as ruas Borges de Medeiros e Dr. Carlos Barbosa -Fechamento total;
Rua Júlio de Castilhos, no trecho compreendido entre as ruas Buarque de Macedo e Travessa 31 de Outubro - Fechamento total;
Rua Dr. Carlos Barbosa, no trecho compreendido entre as ruas Buarque de Macedo e Travessa 31 de outubro - Fechamento total.
O trânsito será liberado no domingo (23) após a desmontagem e limpeza.
Programação das apresentações artísticas e culturais:
Sexta - 21/04
9h30: Inês Rizzardo
11h: Protocolo de abertura
12h: Gaiteiros Itinerantes
13h30: Grupo de danças Stella d’Itália
14h30: Banda Blackie
16h: Destilaria Corleone
18h: Missa na Igreja Matriz São Pedro
19h: Orquestra Municipal
Sábado - 22/04
10h: Grupo de danças Stella d’Itália
11h: Coro Canarinhos
12h: Gaiteiros Itinerantes
13h: Campeonato de bisca
13h30: The Selles
15h: The All Pargatas
17h: Missa na Igreja Matriz São Pedro
18h: Vocal Allegro
Domingo - 23/04
9h: Missa na Igreja Matriz São Pedro
10h: (no palco) Irmãos Manzonni e Juliano
10h: (no lounge) Café de chaleira com CTG
12h: Gaiteiros Itinerantes
13h: Tropilha Gaviona
15h: Jeve Carelli
16h30: Beto e Tobias
18h: Missa na Igreja Matriz São Pedro