Durante o período da manhã e da tarde desta quinta-feira, 20, agentes da Polícia Civil visitaram diversas escolas da cidade e do interior de Bento Gonçalves para conversar com a direção e alunos dos educandários.
Na cidade, a ação contou com a participação de cinco policiais da 1ª Delegacia de Polícia, com duas viaturas ostensivas. Dentre as escolas que receberam os agentes, cita-se: Marista Aparecida, Alfredo Aveline, Be Happy, Picolli Bambini, Mestre Santa Bárbara, Little Kids, Sagrado Coração de Jesus, Felix Faccenda e Mamãe Coruja.
No interior, as visitas foram realizadas por nove agentes coordenados pela Delegada Deise Salton Brancher Ruschel, que visitaram as seguintes escolas: Loris Antonio Pasquali Reali (Vale dos Vinhedos), Angelo Chiamolera (Faria Lemos), Nossa Senhora da Salete (São Pedro) e Senador Salgado Filho (São Valentim).
A visitação realizada pela Polícia Civil possuiu caráter preventivo e educativo, a qual, juntamente a outros órgãos locais, fortalece a segurança das escolas de Bento Gonçalves.
Mais segurança nas escolas
A Guarda Civil Municipal, DMT, Polícia Rodoviária Feral (PRF) e Brigada Militar também realizaram visitas em diversos educandários nesta quinta-feira, 20.
Durante os encontros foi conversado com alunos, professores e verificada a segurança nos locais. “É um trabalho importante que vem sendo intensificado nos últimos dias, além da patrulha nas escolas nossas equipes têm um momento para conversar com alunos, professores e verificar a segurança", destaca o secretário de segurança Tenente Coronel Paulo César de Carvalho.
Seguindo as ações para reforçar a segurança nas escolas, na quarta-feira, 19, foi assinado o Decreto 11.880/2023 que instituí o programa “Guarda nas escolas”. O objetivo é atuar na prevenção da violência e da criminalidade com o aprimoramento e fortalecimento das patrulhas escolares.
Os educandários também estão recebendo novos equipamentos de videomonitoramento com a colocação de 80 novas câmeras e contratação de novos porteiros. No dia 26 de abril, será realizado o treinamento em defesa pessoal das diretoras das escolas.