Educação Rio Grande do Sul
Com retomada de créditos nesta quinta (20), Todo Jovem na Escola supera marca de 1 milhão de bolsas pagas
O programa Todo Jovem na Escola retoma, nesta quinta-feira (20/4), o pagamento de 86.427 bolsas para estudantes gaúchos do Ensino Médio. No valor d...
20/04/2023 07h40
Por: Marcelo Dargelio Fonte: Secom RS
-

O programa Todo Jovem na Escola retoma, nesta quinta-feira (20/4), o pagamento de 86.427 bolsas para estudantes gaúchos do Ensino Médio. No valor de R$ 150 mensais, as bolsas são destinadas a alunos de baixa renda como incentivo à frequência escolar.

A ação, que desde janeiro integra o Gabinete de Projetos Especiais (GPE), vinculado ao gabinete do vice-governador Gabriel Souza, passa a somar o pagamento de 1.080.999 bolsas desde o início do programa. Criado em dezembro de 2021, já beneficiou cerca de 110 mil estudantes. Cada bolsa refere-se ao auxílio financeiro mensal, creditado no Cartão Cidadão da família dos alunos.

Para Gabriel, o Todo Jovem na Escola representa uma política pública importante para ajudar os alunos e suas famílias com despesas de transporte, material e outros custos, colaborando com a permanência na escola. “A bolsa é fundamental, especialmente nesta fase, quando muitos estudantes deixam de frequentar a escola e passam a trabalhar para contribuir com a renda da família. Esperamos, com isso, possibilitar que sigam matriculados e acompanhando as aulas”, explica o vice-governador.

Implementado no final de 2021, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), o programa tem como objetivos principais reduzir o impacto da pandemia e prevenir o abandono e a evasão escolar, além de incentivar que os estudantes se formem no Ensino Médio.

Continua após a publicidade

Conforme a secretária da Educação, Raquel Teixeira, o Programa Todo Jovem na Escola demonstra o esforço do governo do Estado em recuperar o aluno que, por algum motivo, se afastou do ambiente escolar durante a pandemia. “Ainda enfrentamos muitos desafios na área educacional. Trazer de volta o aluno para a sala de aula, recuperar sua aprendizagem e dar encaminhamento à sua trajetória escolar são elementos importantíssimos para a qualificação dos nossos jovens. O incentivo por meio de bolsas diminui a evasão e permite que o estudante esteja em uma série/ano compatível com a sua idade”, destaca Raquel.

Página do programa no site da Seduc: https://educacao.rs.gov.br/todo-jovem-na-escola .

Texto: Juliane Soskas/GVG
Edição: Felipe Borges/Secom

Continua após a publicidade