14°C 25°C
Bento Gonçalves, RS
Publicidade

Nhoque de ricota com espinafre

Uma receita colorida cheia de sabor que vai conquistar seus convidados.

02/01/2019 às 16h15 Atualizada em 10/08/2019 às 14h30
Por: Marcelo Dargelio Fonte: DIVULGAÇÃO
Compartilhe:
DIVULGAÇÃO
DIVULGAÇÃO

Nascido da cozinha pobre italiana, ele conquistou as famílias abastadas e se sofisticou ao longo do tempo. Saiba mais sobre sua origem e aprenda receitas.Ao longo da história da Itália, a penúria dos períodos de guerra deixou ao menos uma herança positiva: diante da escassez de ingredientes, as mammas exercitaram sua criatividade e criaram receitas que se tornaram clássicos da culinária. O nhoque se enquadra na categoria. Embora os historiadores não consigam precisar o momento exato, sabe-se que o primeiro prato de nhoque foi produzido até o século 17. Segundo Sílvio Lancellotti, autor de O livro da cozinha clássica (Editora L&PM), a farinha de trigo, racionada, não faltava na despensa dos ricos, que continuaram a cozinhar suas massas. Já os pobres precisaram inventar um jeito de transformar o pão velho na pasta nossa de cada dia – ralado ou moído, o pão era misturado com um tantinho de farinha e água quente. A massa era modelada em cilindros e cortada em toquinhos, que depois eram cozidos em água ou em um caldo de vegetais e ossos de galinha. E não é que ficava bom? Com o tempo, até os ricos copiaram a ideia. A batata foi a última a entrar na história, pois chegou à Europa no século 18.

Hoje, cada região da Itália tem sua versão de gnocchi (a grafia em italiano). Há receitas com ovos, com farinha de castanhas e ainda preparações doces. Os nomes variam cavatelli e pisarei, em formato de conchinha, às vezes com ranhuras feitas numa tábua própria, são alguns exemplos.


Nhoque de ricota com espinafre

Imagem relacionada

Ingredientes

Espinafre - 1 maço

Ricota - 1 xícara

Gema - 1

Farinha de trigo - 1/4 xícara

Ciboulette - 2 colheres

Modo de fazer

Corte o espinafre bem fininho como couve. Coloque para cozinhar e espere esfriar

Em uma tigela coloque a ricota e amasse com um garfo

Acrescente o espinafre cozido e a ciboulette e  misture bem

Coloque a gema e misture no novamente

Por último a farinha, misture bastante até soltar da tigela, se necessário acrescente mais farinha

Faça bolinhas, não muito grandes

Cozinhe as bolinhas, deixe a água ferver e depois abaixe o fogo, se ficar borbulhando muito vai desmanchar as bolinhas.

Sirva com o molho de sua preferência

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários