Esporte Manipulação
Partida do Esportivo no Gauchão 2023 tem suspeita de manipulação de resultados
Confronto entre Esportivo e Novo Hamburgo foi citado em investigação do MPGO. Jogador Anilado teria recebido para cometer um pênalti no jogo.
18/04/2023 17h37 Atualizada há 2 anos
Por: Kevin Sganzerla Fonte: NB Notícias
Foto: Kévin Sganzerla

A partida entre Esportivo e Novo Hamburgo, ocorrida no dai 11 de fevereiro e válida pela 7ª rodada do Campeonato Gaúcho de 2023, foi citada na Operação "Penalidade Máxima", que está investigando casos criminosos de manipulação de resultados, que teriam ocorrido desde na primeira divisão nacional até nos campeonatos estaduais. O Ministério Público de Goiás (MPGO) divulgou, nesta terça-feira (18), os jogos em que há suspeitas de manipulação. 

A investigação aponta que grupos criminosos convenciam atletas a cometerem lances específicos em partidas com propostas que variavam entre R$ 50 mil até R$ 100 mil, visando gerar grandes lucros para apostadores em sites do ramo. Na partida entre Esportivo e Novo Hamburgo, há a suspeita de que um jogador do Anilado teria recebido para cometer um pênalti na partida diante do alviazul, fato que ocorreu. Na ocasião, a penalidade foi desperdiçada pelo atleta alviazul. A partida terminou com o placar zerado. 

Conforme o MPGO, ao todo 11 jogos estão sob suspeita de manipulação de resultados, sendo seis do Brasileirão de 2022. De acordo com os investigadores, o jogador cooptado, por exemplo, teria a "função" de cometer um pênalti, receber um cartão, amarelo ou vermelho, assegurar números de escanteios ou, até mesmo, colaborar para a construção do resultado da partida - normalmente uma derrota de sua equipe.

A Operação "Penalidade Máxima II" cumpre mandados de prisão e outros 20 de busca e apreensão em seis estados, entre eles no Rio Grande do Sul, nas cidades de Erechim, Pelotas e Santa Maria. 

Continua após a publicidade

Entre os alvos, está o zagueiro Victor Ramos, com passagens por equipes tradicionais do futebol brasileiro, como Vitória, Vasco e Palmeiras. O defensor de 33 anos jogou o último Campeonato Paulista pela Portuguesa e defende atualmente a Chapecoense. O jogador, inclusive, teve celular apreendido para facilitar as investigações.

Os jogos sob investigação são:

Guarani x Portuguesa - 08/02 - Campeonato Paulista

Continua após a publicidade

Luverdense x Operário - 09/02 - Campeonato Matogrossense

Esportivo x Novo Hamburgo - 11/02 - Campeonato Gaúcho

Caxias x São Luiz - 12/02 - Campeonato Gaúcho

Goiás x Goiânia - 12/02 - Campeonato Goiano

Juventude x Palmeiras - 10/09 - Campeonato Brasileiro

Santos x Avaí - 05/11 - Campeonato Brasileiro

Braga x América - 05/11 - Campeonato Brasileiro

Goiás x Juventude - 05/11 - Campeonato Brasileiro

Cuiabá x Palmeiras - 06/11 - Campeonato Brasileiro

Santos x Botafogo - 10/11 - Campeonato Brasileiro