Após o vice da Supercopa de Futsal Feminino, a Associação Clube Imigrante, de Bento Gonçalves, direciona o seu foco exclusivamente para a Copa RS de 2023. A Federação Gaúcha de Futebol de Salão (FGFS) já definiu os grupos e a fórmula da competição, a qual tem como atual campeão o time da Capital Brasileira do Vinho. O campeonato tem início previsto para o dia 7 de maio e se estende até o dia 16 de julho.
O campeonato terá a participação de seis equipes, as quais foram divididas em dois grupos de três times. O Imigrante está na chave B, ao lado da Sogipa, de Porto Alegre, e da AVGF, de Caxias do Sul. Os confrontos da fase classificatória ocorrem em etapas sediadas.
O grupo A, composto por Celemaster, de Uruguaiana, Palestra, de Erechim, e Ideau Feminy, de Getúlio Vargas, terá os jogos disputados no dia 7 de maio, em Getúlio Vargas. Já os confrontos da chave do Imigrante serão sediados pela cidade de Bento Gonçalves. Classificam-se para a próxima fase os primeiros colocados dos grupos mais o segundo melhor colocado. A quarta vaga será definida através de uma repescagem.
As semifinais serão decididas em confrontos únicos, no dia 25 de junho. Já a final será disputada em jogos de ida e volta, nos dias 9 e 16 de julho, sem vantagem para nenhuma das equipes finalistas. No entanto, na decisão, haverá saldo de gols.
No ano passado, o Imigrante conquistou o feito histórico ao superar a tradicional equipe da Celemaster, maior campeã gaúcha, por 2 a 1 na decisão, conquistando o primeiro título de sua história no futsal adulto. Para repetir tal feito, o clube manteve a espinha dorsal, porém agora conta com um novo estilo de jogo por meio da comissão técnica, liderada pelo técnico André Machado, que chegou ao clube neste ano.
O campeão da Copa RS terá vaga garantida na Copa do Brasil de Futsal Feminino da Confederação Brasileira de Futebol de Salão (CBFS).
Mín. 14° Máx. 25°