Saúde Solidariedade
Prefeitura e Tacchini promovem 7ª Campanha de doação de sangue em Bento Gonçalves
A coleta está sendo realizada na Unidade Zona Sul, ao lado da UPA 24h, no bairro Botafogo, e vai até às 17h. Essa é a primeira edição do ano.
18/04/2023 12h28
Por: Renata Oliveira
Crédito: Rodrigo De Marco / Assessoria de Comunicação da Prefeitura

Nesta terça-feira, 18, a Prefeitura de Bento Gonçalves e o Hospital Tacchini estão realizando a 7ª Campanha de Doação de Sangue na cidade. O Dia D iniciou às 8h30mim, na Unidade Zona Sul, ao lado da UPA 24h, no bairro Botafogo, e vai até às 17h.

A campanha de 2022 na cidade garantiu, ao todo, 549 doações de sangue ao Hemocentro Regional de Caxias do Sul (Hemocs). O número é a soma dos doadores encaminhados pelo Hospital Tacchini e as coletas realizadas nas quatro edições do Dia D realizadas durante o ano. A intenção é superar a marca em 2023.

A jovem Amanda Dendena está realizando a doação pela primeira vez e destacou sobre a importância do ato de doar sangue. “Eu trabalho na área de saúde, e no momento trabalho no banco de sangue. Há algum tempo eu já tinha o interesse de doar. Eu vejo o quanto as pessoas precisam, como é importante a doação de sangue. Hoje podemos não ter ninguém que precise, mas amanhã alguém pode necessitar”.

A enfermeira, responsável pela agência transfusional do Hospital Tacchini, Ana Paula Lemos, comentou sobre a doação. “Nós esperamos a receptividade que tivemos em 2022, quando conseguimos uma boa adesão. Nós queremos repetir isso, porque representa uma reposição, aumento no número do hemocentro, dando suporte de hemocomponentes. É importante mostrar a importância da doação. A expectativa é de atingirmos, no mínimo, 80 doadores”.

Continua após a publicidade

O secretário de Saúde Gilberto Júnior também comentou sobre o Dia D de doação de sangue. “Essa é mais uma importante etapa de doação de sangue. É uma ação muito importante, que visa salvar vidas. A expectativa é que no decorrer do ano a gente tenha outras ações semelhantes”.

A doação

A ação é realizada através da parceria entre Prefeitura, Hospital Tacchini e o Hemocs. Nesta terça-feira, em virtude da doação a Unidade de Saúde Zona Sul está fechada para atendimento. Para poder doar, é necessário levar um documento com foto e atender os pré-requisitos, como:

Continua após a publicidade

Estar bem de saúde

Pesar mais de 50 kg

Dormir, no mínimo, 6h na noite anterior à doação

Não estar de jejum e evitar alimentos gordurosos nas últimas 3h

Não ingerir bebida alcoólica nas 12h antes à doação

Não fumar por 2h antes à doação

Ter idade entre 18 e 69 anos