Cultura Reconhecimento
Morador de Bento terá livro lançado na Organização das Nações Unidas (ONU)
Publicitário, escritor e jornalista Luis Rocha terá obra literária que conta a história dos 20 anos da Câmara Internacional da Indústria de Transportes (CIT) lançada nesta quarta-feira, 19, em Nova Iorque, nos Estados Unidos.
18/04/2023 08h04 Atualizada há 2 anos
Por: Marcelo Dargelio

Bento Gonçalves estará em destaque no cenário internacional nesta quarta-feira, 19 de abril, durante a 36ª Assembleia Geral Ordinaria da Câmara Internacional da Indústria de Transportes – CIT, na sede das Organizações das Nações Unidas – ONU, em Nova Iorque, nos Estados Unidos. Será lançado o livro narrando os 20 anos de existência da entidade, escrito pelo morador da Capital do Vinho, o publicitário, escritor e jornalista Luis Rocha.

A obra conta a história desde o momento em que o bento-gonçalvense Paulo Caleffi foi convocado pela Confederação Nacional do Transporte – CNT a organizar a entidade. "Caleffi vinha se destacando no setor com a criação do Sindibento, da Fetransul e uma administração muito proativa na diretoria do SEST/SENAT no Rio Grande do Sul. O presidente da CNT convocou e ele prontamente comprou a ideia da Câmara Interamericana de Transporte, que no início tinha o objetivo de unir os países das Américas apenas", explica o autor.

Rocha garante que escrever o livro foi uma obra que exigiu bastante esforço e dedicação. Foram vários meses viajando por várias cidades e países do mundo. "Foi uma verdadeira maratona, com a pasta debaixo do braço, até conseguir a adesão de alguns países. Hoje a CIT tem cerca de 60 países de todo o mundo buscando soluções para o transporte e é uma entidade atuante e respeitada em todo o mundo. O livro é uma obra focada na área do transporte, então não é uma leitura para o público em geral. Mas, vou aguçar um pouco a curiosidade: ele começa com as torres do World Trade Center caindo e em seguida tem um presidente preso em Washington", destacou Rocha.

Luis Rocha recentemente organizou a trilogia 150 Anos da Imigração Italiana no Rio Grande do Sul e prepara dois novos lançamentos para o mês de outubro. "A coleção Lavoro Italiano nasceu ao longo do trabalho da trilogia dos 150 Anos, de um fator que une todos os imigrantes, em todo o mundo: o trabalho. São cinco volumes, cada um sobre uma área em que o trabalho do imigrante transformou o panorama socioeconômico do Estado e até mesmo do país. Este primeiro, 'O imigrante, o Transporte e o Progresso' será lançado em outubro no Brasil e na Itália. O livro começa com o 'caminho das tropas', os tropeiros que foram os primeiros transportadores, e vem até os dias atuais, abordando a navegação, as ferrovias e, principalmente, o transporte rodoviário de cargas. Mas, o mais importante – ressalta o autor – é o resgate da história do trabalho, isso é feito através do relato das dificuldades enfrentadas pelos pioneiros, sejam eles os imigrantes ou descendentes que, em lombo de mulas, carretas, caminhões, moldaram o conforto que temos hoje, construíram o progresso do Brasil", finaliza Rocha.

Continua após a publicidade