As festas de fim de ano são pura diversão, mas os exageros do consumo excessivo de bebidas alcóolicas e comidas gordurosas trazem mal-estar e ressaca, principalmente nos dias mais quentes de verão. Os nutricionistas alertam sobre a importância de escolher os alimentos certos para curar a ressaca e manter a disposição durante todas as festas.
Segundo um estudo da Universidade da Califórnia (EUA), além de ser tóxico para o sangue, o consumo de álcool provoca desidratação, causa alterações hormonais e desajusta as citosinas (proteínas responsáveis pela comunicação intercelular). Náuseas, sensibilidade à luz, dor de cabeça, dores musculares, diarreia e diminuição de habilidades de motoras são os sintomas mais comuns causados por essas mudanças na química do corpo provocadas pelo excesso de álcool no organismo. Não há como evitar esse mal-estar – a não ser não bebendo -, mas há determinados alimentos que ajudam a curar a ressaca, reabastecendo o organismo de nutrientes importantes para a recuperação após a bebedeira, como frutose, vitaminas, animoácidos e minerais que contribuem para quebrar as toxinas e diminuir a reação negativa do corpo ao álcool. Confira a seguir os integrantes desse cardápio salvador.
· Água de coco: além de hidratar, a água de coco repõe os minerais perdidos com o consumo de bebidas alcoólicas.
· Água aromatizada com alecrim: ajuda no alívio da dor de cabeça e aumenta a circulação sanguínea.
· Atum e sardinha em lata: ajudam a repor diversos minerais que o corpo perde quando se ingere álcool.
· Frutas: São boa fonte de água, carboidratos, vitaminas e minerais. Elas podem ser consumidas como sobremesas e, também, como opção para pequenos lanches entre as refeições principais. Destaque para a banana que é ótima fonte de potássio.
· Massas, bolos e pães: são ricos em carboidratos. Se transformam em açúcar depois de digeridos e fornecem energia para o corpo.
· Couve e espinafre: contêm ácido fólico, vitamina C e enxofre, que colaboram com a limpeza do fígado.
· Grãos integrais: possuem muita vitamina B e ácidos, são aliados do processo de desintoxicação produzido pelo fígado para se livrar dos excessos cometidos.
· Ovo: rico em proteína cisteína, que contém glutationa. Quando o corpo detecta a presença de álcool, produz uma substância tóxica denominada acetaldeído. Em seguida, produz glutationa para evitar intoxicação. Portanto, o ovo é um aliado na cura da ressaca.
· Tomate: é rico em vitamina C, glutationa e potássio. Ele tem propriedades antioxidantes, que ajudam a combater os radicais livres liberados pelo consumo de álcool.
· Chás: boldo e carqueja ajudam a diminuir as toxinas, auxiliam na digestão e diminuem o mal estar.
· Isotônicos caseiro: 500 ml de água, suco natural de frutas (laranja, limão, uva – 50 ml), açúcar (mascavo, demerara ou cristal - 2 colheres de sopa), e sal (1 colher de chá).
Mín. 14° Máx. 25°