Os 14 anos de invencibilidade do Farrapos sem perder para um time gaúcho e sem ser superado pelo rival Charrua foram derrubados neste sábado (15). Em confronto válido pela segunda rodada da primeira fase do Campeonato Brasileiro de Rugby – Super 12, o alviverde foi surpreendido pela equipe porto-alegrense, a qual conquistou a vitória pelo apertado placar de 19 a 17, na capital. A partida também foi válida pelo Campeonato Gaúcho de Rugby.
O último revés da equipe de Bento Gonçalves para um time gaúcho ocorreu em 2009, diante do San Diego. No mesmo ano, o alviverde havia sido superado pelo Charrua, em casa, por 20 a 5. Desde então, o Farrapos empilhou vitórias e títulos estaduais sem sofrer nenhuma derrota diante de equipes gaúchas. Desde a última derrota para o Charrua, o alviverde somou 27 jogos sem perder no clássico gaúcho, entre campeonato estadual e nacional de rugby XV.
O jogo:
O confronto começou equilibrado. O Farrapos encontrava dificuldades na linha ofensiva para quebrar a defesa dos donos da casa. A equipe alviverde pecou ao cometer muitos penais, o que dificultou a progressão do time ao ataque. O placar foi aberto pelo Charrua, com try de Xandão, convertido por Leonardo Rosa. O Farrapos deu a resposta com Crippa, o qual recebeu passe e escapou da linha defensiva para marcar o primeiro try alviverde, o qual não foi convertido, 7 a 5.
Ainda na etapa inicial, o Charrua anotou try com Cristian, o qual interceptou passe de Facundo Flores e, sem marcação, correu para o ingoal para ampliar a vantagem para o time de Porto Alegre, 12 a 5.
Na etapa derradeira, em rápida troca de passes, o Farrapos empurrou o Charrua para o seu campo de defesa, próximo do ingoal, e Pardal furou o bloqueio do Charrua para marcar o segundo try para os visitantes, convertido por Facundo Flores, 12 a 12.
O Charrua teve duas oportunidades para ficar novamente na frente do marcador com penais de Leonardo Rosa, mas ambos foram desperdiçados. No entanto, os donos da casa, após uma sequência de rucks próximo ao ingoal, conseguiu marcar o terceiro try com Dodô, com conversão de Leonardo Rosa. O Farrapos diminuiu com try de Facundo Flores, o qual desperdiçou a chance de empatar a partida ao errar a conversão, 19 a 17.
Nos minutos finais, o Farrapos teve o lance do jogo que poderia concretizar a vitória para o time alviverde. Em penal no meio de campo, a equipe optou pela finalização. Facundo Flores chamou a responsabilidade, porém o chute não alcançou as traves, terminando o jogo com vitória do time porto-alegrense, o qual comemorou muito o triunfo diante da equipe de Bento Gonçalves.
Apesar da derrota, o Farrapos se manteve na zona de classificação por conta do ponto bônus conquistado por ter sido superado por menos de sete pontos de diferença. O alviverde ocupa a vice-liderança do grupo C com cinco pontos, enquanto o Charrua lidera com nove pontos. O próximo compromisso do Farrapos será diante do Joaca-SC, no dia 6 de maio, no Estádio da Montanha, em Bento Gonçalves.
2ª rodada – Super 12 de 2023
Charrua 19 x 17 Farrapos
Joaca-SC 12 x 10 Desterro-SC
Classificação:
1º Charrua: 9
2º Farrapos: 5
3º Joaca-SC: 4
4º Desterro-SC: 2