De acordo com o último levantamento publicado pela Fenabrave (Federação Nacional de Distribuição de Veículos), a categoria dos SUVs já corresponde a 24,2% de tudo que sai das concessionárias brasileiras. Eles perdem apenas para os hatches compactos, que representam 28,8%. É mais do que claro que a categoria continuará crescendo entre os SUVs de 2019, conforme as previsões da Anfavea (Associação Nacional das Fabricantes de Veículos).
Para ajudar a não se perder entre os vários lançamentos que você poderá apostar no ano que vem, a reportagem do iG Carros elege os cinco principais modelos que chegarão às concessionárias entre os SUVs de 2019 .
1 - Nissan X-Trail
Apesar do sucesso que o Qashqai faz na Europa, o SUV mais vendido da Nissan no mundo é o X-Trail . Sua versão híbrida foi um dos destaques do Salão do Automóvel de São Paulo, onde a marca avaliou a recepção por parte do público. Com o devido aval de possíveis clientes, o X-Trail poderá se juntar ao Kicks na linha de SUVs da Nissan ainda em 2019, importado do Japão.
Na Argentina, o X-Trail é vendido com motor 2.5, de 171 cv e câmbio automático do tipo CVT. Seu preço está na casa dos 960 mil pesos, equivalentes a R$ 167 mil. Por este valor, o carro poderia concorrer diretamente com VW Tiguan Allspace e Peugeot 5008. Destaque para o pacote de equipamentos, que conta com controle de cruzeiro adaptativo, assistente de permanência em faixa, câmeras 360°, alerta de tráfego cruzado, teto solar panorâmico e abertura automática do porta-malas.
2 - VW T-Cross
A Volkswagen perdeu a liderança do mercado brasileiro há alguns anos e nunca escondeu o desejo de reconquistar o posto. Para tal, a marca investirá na categoria que mais cresce no Brasil com um atraso reconhecido até mesmo pelos próprios executivos. Quinze anos separam o lançamento do T-Cross para o primeiro Ford EcoSport, o modelo mais vendido da década passada.
O T-Cross com uma série de atrativos, como os motores 1.0 (128 cv) e 1.4 (150 cv), ambos turbinados e importados do Golf, com injeção direta de combustível e com a possibilidade de serem acoplados ao câmbio automático, de seis marchas. Bom também é que o volume do porta-malas do VW T-Cross pode variar entre 373 litros e 420 litros por conta do banco traseiro deslizante. Entre os opcionais, os destaques ficam por conta do teto solar panorâmico, do sistema de som de alta-fidelidade (300 watts) e do que faz o carro estacionar sozinho, precisando apenas usar os freios para controlar a velocidade.
3 - Nova Ford EcoSport
A Ford quer recuperar o protagonismo na categoria dos SUVs a qualquer custo, abdicando ao característico estepe na traseira do Ford EcoSport . Seu lançamento será no primeiro trimestre de 2019, ainda sem preços divulgados. Com o pneu sobressalente dentro do porta-malas, é claro que os 356 litros de capacidade serão prejudicados. Será o momento também para mudanças na linha do SUV, que passará a ter o motor 2.0 apenas na versão topo de linha Storm 4WD. Além do EcoSport, a marca também pretende vender o novo utilitário médio Territory no Brasil.
4 - Toyota RAV4
O Toyota RAV4 surpreendeu por seu conforto e maturidade, mas já passava a impressão de que precisava de uma renovação um tanto quanto urgente. É claro que a marca não demorou para projetar um SUV completamente novo, sendo sua principal atração no Salão de Paris (França), em setembro. Mesmo antes de sua apresentação oficial, o novo RAV4 já aparecia nos arquivos do INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial).
No que diz respeito ao conjunto mecânico, serão duas opções: 2.0 a gasolina e 2.5 híbrida, de 222 cv. No caso da versão eletrificada, a unidade híbrida aliada ao motor cuidará apenas do eixo traseiro. De acordo com a marca, isso reduzirá consumo de combustível, aprimorando a aderência ao solo. As versões convencionais terão gerenciamento de controle de torque, capaz de enviar mais ou menos força para ambos os eixos.
5 - Porsche Macan S
De passaporte carimbado, o novo Porsche Macan S deverá chegar no Brasil em meados do segundo semestre. A inspiração para o design não poderia ser outra se não o Cayenne, o maior SUV da marca alemã. Com poucas mudanças na dianteira, o novo Macan contará com um filete luminoso ligando as lanternas, bem como nova central multimídia.
Com o novo arranjo das saídas de ar, o Macan perde o detalhe que imita um toca-fitas ao centro do painel. No que diz respeito à engenharia, a marca fez alguns upgrades no chassi para deixá-lo mais confortável. Boa notícia para os brasileiros, uma vez que o Macan ficará mais maleável para enfrentar as ruas esburacadas. Ao menos na versão S, teremos o motor 3.0, V6 de 354 cv, escondido abaixo de seu focinho de 911 entre os SUVs de 2019 .
Mín. 14° Máx. 25°