13°C 29°C
Bento Gonçalves, RS
Publicidade

SEC-BG e Sindilojas começam a negociação salarial dos comerciários

Após o fechamento das negociações, os reajustes salariais ocorrem de forma retroativa a março, com pagamento de acordo com cláusula que constará no documento.

12/04/2023 às 18h49 Atualizada em 13/04/2023 às 08h43
Por: Marcelo Dargelio
Compartilhe:
SEC-BG e Sindilojas começam a negociação salarial dos comerciários

Dando continuidade ao processo de negociações coletivas, no último dia 5 de abril, foram realizadas reuniões do Sindicato dos Empregados no Comércio de Bento Gonçalves (SEC-BG) com os representantes dos sindicatos patronais, visando o fechamento das Convenções Coletivas de Trabalho (CCT) que regerão os salários e os benefícios para a categoria comerciária no ano de 2023. Após o fechamento das negociações, os reajustes salariais ocorrem de forma retroativa a março, com pagamento de acordo com cláusula que constará no documento.

Integrantes da comissão de negociação do Sindicato do Comércio Varejista – Sindilojas Regional Bento estiveram na sede da entidade para debater não apenas o reajuste salarial, mas também para regrar melhores condições de trabalho para a categoria. Os comerciários pedem 6,5% de reajuste salarial, enquanto a classe patronal oferece 5,17%. “Embora nossa data-base seja primeiro de março, dificilmente conseguimos fechar um acordo com agilidade, uma vez que prezamos pelo bem-estar dos comerciários e pela recuperação do poder de compra do mesmo enquanto consumidor. Sabemos que o custo de vida em nosso município é alto, que o transporte público não prioriza o comerciário, e que não é fácil conseguir vaga em creche pública. O comerciário como um todo, e em especial a comerciária que é mãe, particularmente aquela que reside em áreas mais afastadas do centro comercial, têm muitas dificuldades de logística, precisa do emprego e de um salário condizente com a realidade do mercado”, frisa a presidente do Sindicato, Orildes Maria Lottici.

Anualmente o SEC-BG negocia 14 Convenções Coletivas com sindicatos patronais locais, regionais e estaduais, bem como firma dezenas de Acordos Coletivos de Trabalho (ACT) diretamente com empresas de todos os ramos econômicos do comércio, na sua área de atuação. A base territorial do SEC-BG abrange os municípios de Bento Gonçalves, Garibaldi, Carlos Barbosa, Veranópolis, Nova Prata, Nova Bassano, Nova Araçá e Parai.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários