A tragédia que ocorreu na cidade de Blumenau, em Santa Catarina, no dia 5 de abril, em que quatro crianças foram mortas e várias feridas por um homem que invadiu uma creche da cidade abalou o país, mas também acendeu um sinal de alerta sobre a segurança escolar. Em Bento Gonçalves, a Prefeitura lançou na última quinta-feira, 06 de abril, diversas ações para melhorar a vigilância nos educandários da cidade e ainda no final de março, o vereador Ari Pelicioli (CIDADANIA) enviou uma proposição de estudo ao Executivo para a instalação de portões eletrônicos com detectores de metais nas escolas.
Desde o último mês, diversos ataques de violência estão ocorrendo em escolas do Brasil e baseando-se na tragédia do dia 27 de março, onde uma professora de São Paulo foi morta pelo próprio aluno de 13 anos, o vereador de Bento Gonçalves, Ari Pelicioli (CIDADANIA), enviou através da Câmara de Vereadores para o Executivo ainda no dia 30 de março, um pedido de estudo de viabilidade de obrigatoriedade da instalação de um sistema de portões eletrônicos com detectores de metais em toda a rede de escolas públicas do município.
Na justificativa da indicação, o parlamentar destaca a facilidade de entrar com armas dentro das escolas e como isso aumenta a violência no campo educacional. "É evidente que a onda de violência nos estabelecimentos de ensino tem sido crescente, principalmente a nível nacional, onde professores, funcionários e os próprios alunos são agredidos com instrumentos de ataque como facas e até armas de fogo. Devido a essa alta incongruente do ingresso desses materiais, maus alunos dão seguimento à ações infracionais no interior de estabelecimentos, onde deveria ser um espaço seguro e eleito do saber," explica no documento que pode ser lido aqui.
O vereador também traz que a instalação de detectores de metais é eficiente. "Comprovadamente, fundamentado na experiência em segurança pública, os detectores de metais, reduz a probabilidade da entrada de objetos que sirvam de apoio ao cometimento de tais atos infracionais. A proposta se desenvolve na direção de tornar obrigatória a inspeção de pertences e a passagem de todos por detectores de metais antes de adentrar o estabelecimento de ensino," argumenta Ari Pelicioli.
Depois da aprovação da indicação pelo Legislativo, Pelicioli entregou a proposta de estudo nas mãos do Prefeito Diogo Siqueira na última quinta-feira, 06 de abril, e agora aguarda um posicionamento do Executivo.
Mín. 13° Máx. 29°