O treinador Cristian de Souza, natural de Quaraí, mas que tem suas raízes em Bento Gonçalves, onde reside e iniciou a sua trajetória no futebol profissional, está fazendo história no Campeonato Amazonense. O técnico levou o Manauara, clube fundado em 2020, à final da competição estadual, garantindo vaga à Copa do Brasil, Copa Verde e à Série D do Campeonato Brasileiro de 2024. O time disputa a final contra o Amazonas.
Com apenas uma derrota em toda a competição, o Manauara alcançou a final ao superar o Princesa de Solimões com duas vitórias, por 3 a 1, no jogo de ida, e por 3 a 0, na partida de volta. O clube vai em busca do título inédito diante do Amazonas, do técnico gaúcho Rafael Lacerda, ex-Caxias. O primeiro jogo da decisão ocorre no sábado (15), no Estádio Carlos Zamith, em Manaus.
A campanha:
Na fase classificatória, o Manauara obteve a segunda melhor campanha, com cinco vitórias, dois empates e uma derrota, ficando atrás somente do líder Amazonas, com dois pontos a menos. Nas quartas de final, com duas vitórias por 1 a 0 diante do Rio Negro, o time avançou à semifinal. Diante da tradicional equipe do Princesa de Solimões, o Manauara conquistou duas vitórias consistentes para conquistar a vaga à final.
O time comandado pelo técnico Cristian de Souza ostenta o melhor ataque da competição, com 29 gols marcados em 12 jogos, média superior a três gols por partida, e conta com o artilheiro isolado, Iury Tanque, com oito gols anotados.
Em sua primeira passagem no futebol amazonense, o treinador busca levar o Manauara ao primeiro título de sua história. Recentemente, Cristian de Souza conquistou o título da Terceirona Gaúcha pelo Monsoon FC, de Porto Alegre, em campanha invicta. O novo time da capital que, assim como o Manauara, trata-se de um clube-empresa, é atualmente comandado pelo treinador Márcio Ebert, o qual também iniciou sua trajetória em Bento Gonçalves, no futebol amador e na base do Esportivo.