Após duas semanas de caos no atendimento junto à Unidade de Pronto Atendimento 24 Horas (UPA), a Prefeitura de Bento Gonçalves resolveu tomar uma atitude, com o objetivo de desafogar o grande número de pessoas atendidas na unidade. A partir desta terça-feira, 11 de abril, nas Unidades Básicas de Saúde dos bairros estarão realizando atendimento com consultas médicas. Desta forma, a Secretaria Municipal de Saúde espera também reduzir o grande número de faltas que ocorre nas consultas médicas agendadas nas unidades.
De acordo com o titular da Secretaria Municipal de Saúde, Gilberto Junior, a decisão foi tomada porque com as mudanças de temperatura, mais pessoas estão procurando a UPA 24 Horas. Por lá passam casos considerados fichas verdes e azuis, que não são de urgência e emergência. Com isso, a secretaria resolveu facilitar o acesso dos moradores aos médicos, fazendo com que os atendimentos sejam concentrados nos bairros da cidade.
Segundo o secretário, as UBSs e ESFs, nos dias de atendimento do clínico geral nas unidades, terá a disponibilidade de 12 fichas, sendo 6 para o turno da manhã e 6 para turno da tarde. Haverá ainda a possibilidade das seis consultas a serem agendadas por parte dos grupos prioritários, de hipertensos, diabéticos. “Para darmos um maior conforto a nossa população, estamos possibilitando que o morador de determinado bairro possa realizar a sua consulta médica na UBS mais próxima de sua casa. Desta forma ele não tem a necessidade de se deslocar até a UPA do Botafogo. Esse é um movimento importante, que visa aproximarmos o atendimento médico da nossa população”.
Conforme o secretário de Saúde, 75% dos pacientes atendidos na UPA são fichas azul ou verde, que são atendimentos que podem ser realizados nas UBSs. Atualmente cerca de 600 atendimentos são realizados diariamente na UPA 24 Horas. Gilberto Junior lembra que é necessário procurar a Unidade Básica ou ESF do zoneamento do morador. Mais informações podem ser obtidas pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) pelo telefone (54) 3055-7257, de segunda a sexta das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h.
Mín. 17° Máx. 24°