Mais de 40 novos profissionais estão sendo preparados para atender as necessidades do mercado de trabalho pelo 'Qualifica Bento', iniciativa do Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG). O projeto iniciou as aulas de mais duas turmas de capacitação no mês de março – uma para o curso 'Programação e Operação de Torno e Centro de Usinagem CNC', com 16 alunos, e outra para 'Mantenedor de Sistemas Eletroeletrônicos de Máquinas e Equipamentos', com 25. Desde que o programa começou, em agosto de 2022, já são 08 turmas concretizadas.
Alinhado para suprir demandas latentes no setor produtivo, o Qualifica Bento é, hoje, aliado importante especialmente para as indústrias locais, que há muito sofrem com a carência de mão de obra especializada. "Atualmente, o projeto é a proposta que mais significado tem para a indústria da nossa cidade, por ter sido elaborada a partir de uma pesquisa criteriosa, com representantes do setor, e formatada de maneira a beneficiar empresas e alunos", afirmou o segundo vice-presidente para Assuntos da Indústria do CIC-BG, Francisco Bertolini.
Os cursos oferecidos pelo programa destacam-se, portanto, pela assertividade: entregando profissionais com as competências verdadeiramente necessitadas pelas empresas. "É uma iniciativa fundamental para suprir a carência por profissionais qualificados. Outra importante contribuição é o fomento à evolução dos colaboradores, que, ao cursar as capacitações, encontram a possibilidade de progredir na carreira e conquistar novas oportunidades", afirmou a primeira vice-presidente para Assuntos da Indústria do CIC-BG, Gladis Stringhini.
Alunos comemoram oportunidade
José Antônio Ferreira dos Santos, 58 anos, comemorou o retorno aos bancos escolares e a intenção de enriquecer os conhecimentos já adquiridos. "O objetivo é aprimorar aquilo que a gente já sabe, porque sempre estão surgindo novidades, principalmente com os equipamentos se modernizando, e aprender não ocupa espaço, nunca é demais", afirmou o participante do curso Programação e Operação de Torno e Centro de Usinagem CNC.
Única mulher na sala, Andressa Costa dos Santos, que participou da primeira turma do curso de CNC oferecido pelo Qualifica Bento no ano passado, quer aperfeiçoar ainda mais seus conhecimentos para mudar de função e trabalhar diretamente com usinagem na empresa em que é colaboradora. "Não dá para ficar parada, estacionada. A ideia é melhorar o nível de conhecimento e adquirir a capacitação para trabalhar diretamente com CNC", revelou.
Possibilidades de evolução profissional
O projeto Qualifica Bento se traduz, efetivamente, em oportunidades reais de crescimento profissional para os alunos. Quem garante é o instrutor José Parise, que faz parte dos quadros do Senai desde 1994, entidade onde são ministrados os cursos técnico do programa. "Quanto mais preparado o profissional deste setor, mais disputado ele é no mercado de trabalho e, por consequência, melhor remunerado", disse.
Crescimento profissional e pessoal é o objetivo de Paulo César de Matos Manoel, 37 anos, aluno do curso 'Programação e Operação de Torno e Centro de Usinagem CNC'. "Esta é uma área que eu tenho muita vontade de conhecer melhor, que sinto necessidade de aprender mais. Quanto mais a gente sabe, melhor a gente se posiciona dentro da empresa e no mercado de trabalho", entende. Outro aluno, Nelson Valdoir da Silva, 51 anos, também vê no treinamento a oportunidade de evoluir na profissão e conquistar crescimento pessoal. "É importante adquirir conhecimentos, e este curso supre uma necessidade que posso aplicar no meu trabalho", completa.
Outras informações e detalhes sobre como aderir ao Qualifica Bento podem ser obtidos no site www.qualificabento.com.br ou pelos fone 2105-1999 e whats 54.9118-9499. O projeto conta com a parceria do Programa de Qualificação Profissional para Indústria Gaúcha Senai-RS, sindicatos das indústrias filiadas à FIERGS, do SIMMME, SINE, Sindmóveis, MOVERGS, ASCON, SIMPLAVI e Prefeitura de Bento Gonçalves.
Mín. 13° Máx. 29°