O Grêmio mostrou sua força e hegemonia no Campeonato Gaúcho. O tricolor de Renato Portaluppi conquistou pela sexta vez consecutiva o título do Gauchão ao vencer o Caxias por 1 a 0. O gol foi marcado por Luisito Suárez, de pênalti. A partida, realizada na Arena do Grêmio, contou com a presença de mais de 50 mil torcedores que vibraram a cada lance do jogo.
Pra quem achou que seria fácil, o Caxias vendeu caro o título do Campeonato Gaúcho. O Grêmio perdeu várias chances de gol na primeira etapa e esbarrou em mais uma boa atuação do goleiro Bruno Ferreira. No segundo tempo, o tricolor gaúcho chegou ao gol da vitória em um lance duvidoso. Aos 18 minutos, Luis Suárez foi derrubado na área por Marcelo. O árbitro Leandro Vuaden não marcou a penalidade, mas foi acionado pelo VAR. Na revisão, o árbitro marcou a penalidade. Luisito Suárez foi para a cobrança e converteu, fazendo 1 a 0.
O Caxias ainda teve a chance do empate aos 26, em um chute de fora da área, defendido pelo goleiro Adriel e, no rebote, o volante chutou por cima do gol. O Grêmio ainda marcaria um segundo gol aos 50 minutos, com Lucas Silva, mas o gol foi anulado pelo VAR. A partir daí, o Caxias não teve mais força e restou aos jogadores do Grêmio comemorarem mais um título.
Com o hexa em 2023, o Grêmio volta a conquistar seis títulos seguidos do Gauchão após mais de três décadas. A última vez havia sido em 1990. Antes disso, o Tricolor também foi hexa em 1967. Na ocasião, houve o hepta no ano seguinte. Além disso, o 42º título gaúcho do Grêmio deixa o clube a apenas três de igualar o Inter, maior campeão do Rio Grande do Sul com 45 conquistas.