13°C 29°C
Bento Gonçalves, RS
Publicidade

Assembleia Legislativa cria a primeira Frente Parlamentar do Enoturismo

Iniciativa foi proposta pelo deputado Guilherme Pasin e tem como objetivo de dar representatividade e fortalecer a cadeia produtiva que envolve vários setores.

07/04/2023 às 10h46
Por: Marcelo Dargelio
Compartilhe:
Assembleia Legislativa cria a primeira Frente Parlamentar do Enoturismo

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul passa a contar a partir desta semana com a primeira Frente Parlamentar do Enoturismo. A iniciativa foi proposta pelo deputado Guilherme Pasin (PP) e outros oito parlamentares. O ato reuniu o chefe da Casa Civil, Artur Lemos, o prefeito de Bento Gonçalves, Diogo Siqueira, secretários de estado, prefeitos e autoridades da Serra gaúcha.

A solenidade ocorreu no Salão Júlio de Castilhos, onde o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Vilmar Zanchin (MDB),confirmou a instalação e empossou os membros que farão parte da Frente Parlamentar do Enoturismo. O presidente elogiou a iniciativa do deputado Guilherme Pasin. “Pela primeira vez um deputado apresenta a criação de uma Frente Parlamentar que trata do enoturismo”, antecipando que a Assembleia “a partir de hoje tem um grupo de parlamentares que estará voltado para discutir este assunto tão importante, o enoturismo, que é um tema que tem como objetivo fomentar o desenvolvimento de negócios nas comunidades locais e regionais, tem como meta estimular as economias dentro das cadeias produtivas ligadas ao setor", acrescentando que não se pode falar no enoturismo sem falar na participação do agricultor. 

O deputado Guilherme Pasin destacou os objetivos da Frente Parlamentar e observou que a pauta do enoturismo vai além da Serra, pois o primeiro parreiral do RS surgiu em São Leopoldo, uma casta alemã trazida pelos padres. Depois, com a imigração italiana e a ocupação das pequenas propriedades rurais, a cultura do vinho foi replicada do Velho Continente. Enalteceu as técnicas que valorizaram a cultura da uva, elogiou a Embrapa e disse que os vinhos gaúchos estão na Serra, na Campanha, nos Campos de Cima da Serra, nas margens de lagos e lagoas, na Costa Doce, no Norte e Planalto do RS.

Pasin explicou ainda que o “enoturismo é a forma de entendermos a movimentação das pessoas”, referindo-se à multiplicidade de setores que circundam o produto, desde hotéis, bares, restaurantes, o comércio local, agroindústrias, produtos que se agregam e promovem o ciclo do turismo, do turismo rural, feiras e eventos, negócios, “uma gigantesca roda que passa a se mexer a partir de uma cultura”. Para o deputado, a Frente Parlamentar será um “hub” de aproximação para o desenvolvimento do vinho, para avançar no desenvolvimento de culturas tradicionais, da agricultura, de agroindústrias, com o governo estadual e com a população, atraindo empreendedores, gestores municipais, “para detectar vocações, dar brilho a esta joia que temos”.

A Frente Parlamentar deverá atuar ainda no sentido de promover a atividade vocacionada, uma vez que “falar de vinho hoje remete algumas pessoas a calcular os passos, cuidar o que se diz, porque processos de desinformação aconteceram, somos responsáveis, não passamos pano e não fechamos os olhos para os problemas que acontecem, embora não sejam afetos ao mundo do vinho”, afirmou Pasin. “A responsabilidade do mundo do vinho se materializa com o exemplo de Bento Gonçalves”, que no dia 28 de março reuniu o mundo do vinho e autoridades, que entenderam sua responsabilidade frente aos acontecimentos que percorrem regiões, e lá será instalada a primeira Câmara Setorial do Trabalho Sazonal do país, “um dos primeiros atos da sociedade gaúcha a ser entregue como ação e prevenção, para que aquilo que acontece no passado não seja certeza do futuro, que os problemas fiquem no passado e o futuro nos encha de glórias”.

Participaram os deputados Issur Koch (PP), Neri, o Carteiro (PSDB), Claudio Branchieri (PODE), Rafael Braga (MDB), Elton Weber (PSB), Joel Wilhelm (PP), os prefeitos de Vale Real, Machadinho, Tapejara, Ibiraiaras, Garibaldi, Nova Bassano, os presidentes e vereadores das Câmaras de Vereadores de Bento Gonçalves e Nova Prata, secretários de turismo de Antônio Prado, Farroupilha, Garibaldi, Veranópolis e Bento Gonçalves, o Sindicato da Hotelaria, empresas de turismo do RS, o Conselho Municipal de Turismo de Bento Gonçalves, Sistema Fecomércio, o Centro de Indústria, Comércio e Serviço de Bento Gonçalves e de Caxias do Sul, FIERGS, GramadoTur, Consórcio dos Municípios do Alto Jacuí; Farsul e demais autoridades.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários