Estamos saindo de um ano muito promissor para a indústria automobilística. O mercado está aquecido e deverá continuar crescendo em 2019, conforme as expectativas da Anfavea (Associação Nacional das Fabricantes de Veículos), que prevê crescimento de 13,7% no mercado em 2018. Foram inúmeros lançamentos em diversas categorias, contando até mesmo com o retorno da SsangYong e a consagração de uma nova marca, a Caoa Chery. Mas também podemos pontuar alguns carros que sairão de linha muito em breve.
Seja por falta de fôlego, mudança de estratégia da montadora ou idade do projeto, alguns modelos estão na zona da degola para os próximos dois anos.São eleitos alguns carros que sairão de linha em algum momento de 2019. Confira a lista.
Volkswagen Fox
Lançado em 2003, o Fox é um dos modelos mais defasados da Volkswagen. Com a recente inclusão de novos modelos, o hatch “compacto para quem vê, gigante para quem anda” acabou envelhecendo ainda mais. Mas é claro que ele prova o seu valor, e continua aparecendo entre os vinte carros mais vendidos do Brasil, conforme a Fenabrave (Federação Nacional de Distribuição de Veículos).
É possível que o Fox saia de linha ainda em 2019, por conta da chegada do novo SUV T-Cross. O compacto é feito na fábrica de São José dos Pinhais (PR), que se prepara para receber a produção da nova aposta da marca alemã. Partindo de R$ 49.990, o hatch está disponível em duas versões: Connect e Xtreme, sempre com motor 1.6 8V, de 104 cv de potência.
O Ford Focus deixará de ser produzido na Argentina, em suas versões hatch e sedã, após quase duas décadas. O sedã nunca conseguiu fazer frente à dupla Toyota Corolla e Honda Civic, mas o hatch era um dos ícones do segmento, ao lado do VW Golf. Trata-se de uma categoria que sangra em praça pública, uma vez que os hatches médios representam apenas 0,6% das vendas nacionais hoje em dia.
Isso também faz parte da mudança de estratégia da Ford, que pretende focar no lançamento de SUVs compactos. Lembremos que a marca americana foi a responsável por inaugurar a categoria no Brasil, com o lançamento do primeiro EcoSport, em 2003. Triste fim para um dos melhores carros que o dinheiro pode comprar na casa dos R$ 80 mil.
Dodge Journey
A Fiat interrompeu as vendas do Freemont em 2015, mas a Dodge continua vendendo o Journey mesmo depois de tanto tempo. Lançado oficialmente em 2007, o Journey se tornou um tanto quanto defasado se compararmos com outros SUVs médios, custando R$ 149.990.
Vale dizer que ele foi atualizado recentemente, ganhando a central multimídia UConnect touch com tela de 8.4’, com entradas auxiliares, USB e Bluetooth com comando de voz e aplicativo de navegação integrado. Seu motor 3.6 V6 Pentastar entrega furiosos 280 cv.
Fiat Weekend Adventure
O fim da Fiat Weekend já está anunciado há tanto tempo que até paramos de fazer estimativas. A marca, por outro lado, continua atualizando a perua moribunda, lançando sua linha 2019 pela inacreditável bagatela de R$ 79.290.
De série, o modelo Attractive oferece direção hidráulica, vidros elétricos dianteiros, travas elétricas, sistema de som com Bluetooth e entrada USB, volante com regulagem de altura e computador de bordo. Entre os opcionais, destacam-se desembaçador com ar quente e ar-condicionado. Por conta da baixa na categoria das peruas, a Fiat Weekend dificilmente passará de 2019.
Peugeot 408
Se você encontrar uma concessionária da Peugeot, saiba que o sedã 408 ainda é vendido por R$ 69.990. Em comparação com outros sedãs médios (que já partem de R$ 90 mil), o valor pode até ser razoável. Mas é claro, considere que trata-se de um modelo um tanto quanto defasado em relação aos rivais, ainda que tenha suas qualidades.
Uma delas é o motor THP Flex que entrega 173 cv de potência e torque máximo de 24,5 kgfm com incríveis 1.400 rpm. A central multimídia também merece destaque, com sete polegadas e aplicativo de navegação integrado. Há a opção de espelhamento da tela do celular pelos sistemas MirrorScreen, Carplay e MirrorLink, além do aplicativo Link MyPeugeot. O sedã tem suas qualidades, mas está entre carros que sairão de linha .
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