Devido a tragédia que ocorreu em Blumenau nesta quarta-feira, 05 de abril, onde quatro crianças foram mortas após um homem invadir uma creche, a Prefeitura de Bento Gonçalves anunciou uma série de ações para oferecer ainda mais tranquilidade para alunos, professores e pais da cidade. As medidas foram anunciadas pelo Prefeito Diogo Siqueira em um encontro com as diretoras das escolas Municipais, secretários municipais, vereadores, representantes da Brigada Militar e Polícia Civil na manhã desta quinta-feira, 06 de abril.
Uma das ações destacada pelo Prefeito é o reforço na ronda escolar com a presença diária da Guarda Civil Municipal, Departamento Municipal de Trânsito, Brigada Militar e Polícia Civil nas escolas. Também será ampliado o número de vigilantes na portaria das instituições. “Estaremos reforçando a presença dos guardas nas escolas com a ronda diária e conversa com direção e alunos”, destaca o secretário de segurança Tenente coronel Paulo César de Carvalho.
Outra ação a longo prazo é a instalação de câmeras de videomonitoramento em todas as escolas públicas municipais. Serão 80 no total, sendo quatro por cada instituição. Nesta quinta-feira, 06 de abril, foi realizada a vistoria dos equipamentos instalados na EMEF Ulysses Leonel de Gasperi. Os equipamentos foram adquiridos pela Secretaria de Educação e instalados pela Coordenadora de Tecnologia de Informação e Comunicação (Ctec). As imagens serão verificadas diretamente na Secretaria de Segurança.
Também será realizado o treinamento em defesa pessoal das diretoras das escolas. “É uma ação importante que vai proporcionar que essas equipes estejam preparadas em situações que seja necessário o uso de técnicas de proteção pessoal”, ressalta o secretário de Esportes e Desenvolvimento Social Eduardo Virissimo que vai ser o responsável pelo treinamento das equipes.
Durante o encontro o capitão do 3º Bpat Maurício Zanchin Baggio destacou protocolos de segurança que podem ser utilizados em situações de perigo como trancar portas, proteger alunos e professores. Os delegados Deise Salton Brancher Ruschel e Rodrigo Morales também destacaram o auxílio na patrulha nas escolas e ações preventivas.
O Presidente da Câmara Rafael Pasqualotto destacou que “é um assunto que preocupa a todos, principalmente os pais que ficam apreensivos. A Câmara está à disposição para auxiliar nas ações necessárias”, disse.
“Lamentamos o fato ocorrido em Blumenau e nos solidarizamos com os familiares. Como poder público precisamos agir e ampliar a segurança dos nossos profissionais e alunos. Elencamos ações imediatas e que serão efetuadas ao longo das próximas semanas. Estaremos treinando nossas diretoras em defesa pessoal para que possam, se necessário, também agir”, complementa o prefeito que destaca que, na próxima semana serão realizadas reuniões com a rede particular e estadual.
Estiveram presentes o vice-prefeito Amarildo Lucatelli, vereadores Edson Biasi, Eduardo Pompermayer, Sidinei da Silva, Thiago Fabris e Ari Peliccioli. Além dos secretários Municipais.