No mês marcado pelas celebrações da Semana Santa, não faltam opções em abril no Brasil para colocar o pé na estrada e conhecer um pouco mais dos destinos nacionais. Começando pela celebração da Páscoa, que movimenta localidades por todo o país, o Calendário Nacional de Eventos do Ministério Turismo listas alternativas que podem despertar o interesse por fazer as malas e curtir atrações típicas do período. (Acesse AQUI o Calendário)
Uma das opções vem do Rio Grande do Sul. Na cidade de Gramado, o espetáculo Reino Mágico da Páscoa, iniciado ainda em março, segue até 9 de abril, com 21 sessões diárias na Rua Coberta, um dos principais pontos turísticos locais. Já a cidade de Poços de Caldas (MG), conhecida por suas fontes hidrotermais, oferece a Vila da Páscoa, montada a partir desta sexta-feira (07.04), em uma estrutura situada na Praça dos Imigrantes.
Búzios, no litoral do estado do Rio de Janeiro, por sua vez, promove a Via Sacra também nesta sexta-feira (07.04). O evento tem concentração na Praça Santos Dumont, de onde os fiéis seguem pela Orla Bardot até a Capela Sant’Anna. A Semana Santa é atração, ainda, na cidade de Goiás (GO). Além da Procissão do Fogaréu, ponto alto das celebrações, realizada nesta quinta-feira (05.04), a programação no município inclui missas, novenas e Via Sacra.
ESPORTES- Atrações esportivas também constam das alternativas de abril do Calendário do MTur. Itajaí (SC), por exemplo, recebe a The Ocean Race 2023, maior regata transoceânica do mundo, que tem a largada de uma de suas etapas na região no dia 23 de abril. Outra opção fica na Bahia, mais especificamente em Mucugê, uma das portas de entrada da Chapada Diamantina: a Corrida do Diamante, em 08 de abril, na qual os participantes percorrem rios e montanhas.
GASTRONOMIA– Há espaço também durante o mês para alternativas ligadas às delícias da boa mesa. Uma delas ocorre a partir de 15 de abril na cidade de Santo Antônio do Pinhal (SP), que ostenta atrativos ligados à natureza da Serra da Mantiqueira. Trata-se do V Festival da Truta e Pinhão, um dos maiores eventos gastronômicos da região. O evento tem como palco a Praça do Artesão e segue até o início de maio, com a participação de diversos restaurantes.
CALENDÁRIO- As informações do Calendário do Ministério do Turismo são coletadas de forma colaborativa e cedidas por secretarias estaduais e municipais de Turismo e promotores de eventos. O objetivo da ferramenta é divulgar realizações de todo o país e fortalecer a imagem dos destinos nacionais, além de fornecer informações de qualidade sobre a oferta turística do Brasil que possam ser úteis ao visitante no planejamento de suas viagens.
O MTur estimula o cadastramento de shows, feiras e outras realizações no sistema, em categorias como artística, cultural e folclórica, religiosa, rural, cívica, gastronômica e esportiva. Para inscrever gratuitamente um evento, o interessado deve acessar o site e incluir os dados. Depois, é só clicar em “submeter” e aguardar a análise e aprovação da equipe técnica do órgão. Caso haja dúvidas, acesse AQUI um Manual de Preenchimento.
Mín. 14° Máx. 25°