Assistência Social CadÚnico
Bento: Agendamento para receber kit gratuito da nova antena parabólica digital já está disponível
O serviço é oferecido apenas para beneficiários de programas sociais do Governo Federal e inscritos no Cadastro Único. A troca do equipamento é necessária devido a implementação do sinal 5G no Brasil.
06/04/2023 10h32
Por: Renata Oliveira Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura
A substituição gratuita tem como propósito atender a parcela da população mais vulnerável, evitando que as famílias de menor renda fiquem sem acesso ao sinal de TV. Crédito: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Bento Gonçalves está entre as cidades gaúchas que podem realizar o agendamento para recebimento dos kits gratuitos da nova antena parabólica digital. A Secretaria Municipal de Esportes e Desenvolvimento Social (SEDES) preparou um informativo para ajudar as famílias beneficiárias a entenderem quem tem direito e como solicitar o equipamento. Confira. 

Quem assiste TV pela parabólica tradicional - aquela que é grande, feita de tela, toda furadinha - precisa substituir seus equipamentos pela nova parabólica digital e por um receptor preparado para a banda “ku”. A troca do equipamento se torna necessária, pois as parabólicas tradicionais vão parar de funcionar em breve, dado a tecnologia 5G que está sendo implementada no Brasil e utiliza a mesma faixa da radiofrequência. A substituição gratuita tem como propósito atender a parcela da população mais vulnerável, evitando que as famílias de menor renda fiquem sem acesso ao sinal de TV. 

 

Quem terá direito a esse serviço são beneficiários de programas sociais do Governo Federal e inscritos no Cadastro Único, mas é importante destacar que nem todos terão direito ao kit gratuito, pois é preciso atender a vários critérios. Ainda, famílias com cadastro único desatualizado também podem não ter direito ao equipamento.

Continua após a publicidade

Informações gerais sobre a entrega dos kits gratuitos:

Quais são os critérios que a família precisa atender para receber o kit gratuito?

- Fazer parte de algum programa social do Governo Federal e ter inscrição no Cadastro Único da Assistência Social (cadastro atualizado).

Continua após a publicidade

- Possuir uma antena parabólica tradicional (de telinha).

- A antena parabólica tradicional precisa estar instalada, conectada à TV e em funcionamento.

Como saber se tem direito ao kit gratuito?

Acessando os canais abaixo a pessoa verifica se tem direito ao kit, bem como já realiza o agendamento para instalação:

Telefone: 0800 729 2404

Site: https://sigaantenado.com.br 

Cada família, conforme sua inscrição no Cadastro Único, tem direito a apenas um kit.

Como funciona o agendamento?

Ao entrar em contato pelo 0800 729 2404 ou acessar o site, a pessoa responde a um questionário para identificar se tem direito ao kit. Após essa etapa, é direcionada para um atendente e escolhe uma data para que o técnico vá até a residência. Na visita, o técnico verifica a existência da parabólica tradicional instalada e em funcionamento e já faz a substituição dos equipamentos. Se o técnico identificar que o aparelho utilizado pela família não confere com os requisitos obrigatórios para troca, poderá cancelar a instalação.

É possível fazer a retirada do equipamento em algum local?

Não, o beneficiário que tem direito à instalação do kit gratuito deve fazer o agendamento pelo número 0800 729 2404 ou pelo site https://sigaantenado.com.br/. Os instaladores da Siga Antenado vão até a residência dos beneficiários no dia agendado.

 

Quem procede a instalação do equipamento?

A instalação do kit gratuito com a nova parabólica digital está sendo realizada pela Siga Antenado, entidade não governamental e sem fins lucrativos criada por determinação da Anatel, Agência Nacional de Telecomunicações.

O técnico pode cobrar pela instalação do kit gratuito?

Não. A instalação do kit fornecido pela Siga Antenado é gratuita, assim como todos os materiais utilizados. Em caso de dúvida ou denúncia, deve-se ligar imediatamente para o número 0800 729 2404.

Quais itens compõem o kit?

O kit gratuito é composto por uma parabólica digital, um receptor, um controle remoto com pilhas e os cabos necessários para conectar os equipamentos ao televisor.

Quais antenas precisam ser substituídas?

Somente a parabólica tradicional – aquela que é grande e feita de tela, toda furadinha. Será substituída por uma parabólica digital, que é menor e feita de chapa.

Quem assiste TV aberta com programação local usando uma antena no formato de 'espinha de peixe', ou a antena digital interna, ou é cliente de TV paga, não precisará fazer nada. Também NÃO é necessário trocar o aparelho de TV.

Para informações sobre o Cadastro Único

Cadastro Único – CAD I – Ouro Verde – 3771 4243

Cadastro Único – CAD II – Juventude da Enologia – 3055 8537

Cadastro Único – CAD III – Vila Nova – 3771 4222

0800 729 2404

https://sigaantenado.com.br/