Todas as formas de auxílio são bem-vindas para quem está empregando a integralidade de suas forças na luta contra o câncer. Pacientes e até mesmo familiares são expostos a uma dura rotina durante o processo de tratamento. Minimizar esse desgaste é um dos propósitos do Centro Assistencial Andressa Zietolie, da Liga de Combate ao Câncer de Bento Gonçalves.
Em nova estrutura inaugurada no segundo semestre de 2022, o local oferece estadia e apoio às pessoas que estão na cidade para tratamento oncológico, de forma extensiva aos seus familiares e acompanhantes. São três pavimentos, totalizando 930 metros quadrados, com capacidade para atender até 14 pessoas de forma concomitante. Há dormitórios, banheiros, cozinha, lavanderia, espaços de estar e convivência, entre outros, todos mobiliados e em conformidade com as normas de saúde e segurança.
Cada detalhe – desde as facilidades de acesso até os pormenores da decoração – foram pensados para garantir aquele é que o diferencial do Centro Assistencial: a boa acolhida aos frequentadores. “De fato, temos uma estrutura física impecável, transformada em realidade graças à solidariedade. Mas a essência desse espaço, o propósito a que ele atende, é o de transmitir amor e bem-estar às pessoas. Isso é feito por meio de um atendimento muito humanizado, que trata cada indivíduo com respeito e carinho, de modo que ele se sinta tão acolhido como se estivesse na própria casa. É um pequeno conforto para afagar pessoas que estão passando por um momento de muita dor e sofrimento, que precisam e merecem nosso apoio”, explica a presidente Maria Lucia Gava Severa.
Quem passa pelo Centro Assistencial conhece, na prática, como é essa acolhida. Mara Maluenda, moradora de Guaíba, recebeu o diagnóstico de câncer no colo do útero em setembro do ano passado. Iniciou o tratamento e no dia 27 deste mês de março submeteu-se à última sessão de radioterapia, encerrando também sua permanência na Casa de Apoio, que durou cinco semanas. “Foi Deus que colocou estas pessoas maravilhosas no meu caminho. Faltam palavras para agradecer”, diz emocionada, referindo-se à equipe da Liga de Combate ao Câncer de Bento Gonçalves. “Fui super bem recebida. As pessoas nos tratam com muito cuidado, carinho e atenção. A gente vê só amor em cada ação das colaboradoras e voluntárias, para com os pacientes. Este é um serviço de apoio muito importante para quem vive um momento difícil e está fragilizada, como foi o meu caso, e deve servir de exemplo para as Ligas de todo o país”, afirma.
O mesmo sentimento de gratidão é nutrido por Gustavo Pereira de Souza, também paciente em tratamento de um câncer na língua, diagnosticado e em tratamento desde outubro de 2021. Para a atual fase de químio e radioterapia a que está sendo submetido, encontrou no serviço do Centro Assistencial Andressa Zietolie importante apoio para amenizar o desgaste das viagens diárias de Nova Bassano, onde mora, até Bento Gonçalves, local do tratamento. Sua estadia tem previsão de durar duas semanas, período em que ele conta com a companhia e acompanhamento da esposa, também instalada no Centro Assistencial, junto com o paciente.
“Viajar todos os dias, com a saúde debilitada e sentindo os efeitos do tratamento, é um sacrifício. Aqui encontramos uma casa onde tudo é muito bem feito, as pessoas são muito atenciosas, o ambiente é muito organizado. É um lugar muito acolhedor e de fundamental importância para quem está fragilizado fisicamente e psicologicamente desestruturado”, completa.
O Centro Assistencial Andressa Zietolie, sede da Liga de Combate ao Câncer de Bento Gonçalves, fica na Rua Ramiro Barcelos, número 580, com localização estratégica, no centro da cidade, ao lado do Hospital Tacchini – instituição de referência no tratamento oncológico na região. O telefone para contato é (54) 3451.4233.
Mín. 13° Máx. 20°