Saúde Rio Grande do Sul
Atendimento em oftalmologia inicia-se na próxima segunda (10) em Cacequi
Com equipamentos adquiridos através de recursos do governo do Estado, o Hospital da Associação Santo Onofre (Asso), em Cacequi, inicia, na próxima ...
03/04/2023 19h30
Por: Marcelo Dargelio Fonte: Secom RS
Serviço beneficiará 128 mil pessoas em 11 municípios da Região Central do Estado -Foto: Marcelo Bernardes/SES

Com equipamentos adquiridos através de recursos do governo do Estado, o Hospital da Associação Santo Onofre (Asso), em Cacequi, inicia, na próxima segunda-feira (10/4), o atendimento em oftalmologia. O serviço beneficiará 128 mil pessoas em 11 municípios da Região Central do Estado. O anúncio foi feito nesta segunda (3/4) pela secretária da Saúde, Arita Bergmann, em reunião com o deputado federal Marcelo Moraes e as deputadas estaduais Kelly Moraes e Adriana Lara.

Para obter atendimento na especialidade, os moradores de Cacequi precisavam se deslocar por aproximadamente 170 quilômetros até o município de Faxinal do Soturno. Com a abertura dos procedimentos, que serão realizados pelo Centro Médico da Visão, de Rosário do Sul, os agendamentos passarão a ser feitos no município.

“Hoje estamos realizando um sonho da comunidade de Cacequi e região”, disse Arita Bergmann. “A fila de espera em oftalmologia é a maior fila do Estado, mas, quando muitas pessoas se unem pela saúde da população, como é caso desse esforço por Cacequi, o resultado pode até demorar, mas sempre vem.”

O início do serviço, que incluirá consultas e cirurgias, encerra uma espera de nove anos no município. Desde 2014, o hospital conta com equipamentos de oftalmologia, adquiridos com R$ 531 mil em recursos do governo do Estado via consulta popular. No entanto, foram necessárias obras de adaptação no local e também o cumprimento de requisitos técnicos. Além disso, o hospital passou por uma mudança na gestão, que passou a ser feita pelos próprios funcionários. 

Continua após a publicidade

De acordo com a coordenadora da 4ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), Carla Boniatti, até a próxima quinta-feira deve ser definido o número de atendimentos e cirurgias que serão realizados em Cacequi. Com os números, poderão ser feitos os novos agendamentos.

A reunião que acertou o início do serviço contou ainda com a participação da diretora do Departamento de Gestão da Atenção Especializada (Dgae), Lisiane Fagundes, da diretora do Hospital da Associação Santo Onofre, Vanessa Fragoso, do ex-prefeito de Cacequi, Flavio Machado, e dos vereadores Alex Wancura e Romeu Fantinel.

Texto: Ascom SES
Edição: Camila Cargnelutti/Secom

Continua após a publicidade