A Casa de Saúde de Santa Maria começou a operar, na manhã desta segunda-feira (3/4), o novo tomógrafo da instituição. Com o equipamento, que foi adquirido a partir de um convênio com a Secretaria da Saúde (SES), serão realizadas mensalmente até mil tomografias computadorizadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Para a compra o tomógrafo, a SES repassou R$ 1,3 milhão à Casa de Saúde por meio do Programa Avançar na Saúde.
A secretária estadual da saúde, Arita Bergmann, ressaltou a importância da parceria com a Casa de Saúde de Santa Maria na compra do tomógrafo, que irá beneficiar 33 municípios da região central do Rio Grande do Sul. “As boas parcerias rendem frutos para a população e quem ganha com isso é o cidadão, que terá um serviço de tomografia próximo e resolutivo, de alta qualidade, ajudando no diagnóstico”, destacou Arita, que ressaltou ainda a agilidade na compra e na instalação do equipamento.
Para a presidente da Associação Franciscana, mantenedora da Casa de Saúde, irmã Liliane Alves Pereira, a compra do tomógrafo significa uma resposta com responsabilidade social por parte da instituição. “Com esse equipamento de última geração, oferecemos mais robustez no atendimento à região, contribuindo com exames de diagnóstico por imagem precisos e eficientes”, afirmou a irmã Liliane.
Restauro da fachada
Também com recursos do Avançar, está em execução a obra do restauro da fachada da Casa de Saúde de Santa Maria. O valor do convênio para o restauro é de R$ 1 milhão. O convênio foi firmado em 9 de dezembro de 2022, em ato realizado na Casa de Saúde que contou com a presença da secretária Arita.
Texto: Ascom SES
Edição: Secom