Política Legislativo
Aprovado projeto que proíbe entrega e inauguração de obras públicas inacabadas em Bento Gonçalves
Outros dois projetos que estavam em votação na Câmara de Vereadores também foram aprovados nesta segunda-feira, 03 de abril.
03/04/2023 16h16 Atualizada há 2 anos
Por: Renata Oliveira
Crédito: Divulgação/Câmara de Vereadores

As três matérias que estavam em votação na sessão da Câmara Municipal de Vereadores de Bento Gonçalves desta segunda-feira, 03 de abril, foram aprovadas por unanimidade. Dois projetos eram de autoria do vereador Duda Pompermayer (UNIÃO BRASIL) e o outro do Executivo Municipal.

O primeiro projeto discutido na Casa Legislativa foi o da proibição da entrega de obras públicas incompletas. O autor do projeto, Duda Pompermayer (UNIÃO BRASIL) explicou o motivo da pauta. "Esse projeto vem no sentido ao respeito ao dinheiro público. Como dizia Margaret Thatcher "Não existe dinheiro público, e sim dinheiro do pagador de imposto." Então, esse dinheiro que poderia ser para colocar comida na mesa e vem para os cofres públicos precisa ser respeitado e não usado para, as vezes, campanhas políticas", destaca Pompermayer. 

Um dos parlamentes, o Rafael L. Fantin - o Dentinho (PSD), se manifestou à favor do projeto e concedeu elogios ao autor. "Queria parabenizar o Eduardo pelo belíssimo projeto. Esse projeto é aqueles que, às vezes, o óbvio precisa ser dito e orientado, porque realmente já vimos dezenas de casos de obras inacabadas que já foram inauguradas duas/três vezes e continuam inacabadas. Então, esse projeto vem para dar mais responsabilidade ao dinheiro dos pagadores de impostos. Sabemos das burocracias de licitações, etc, mas é preciso que se cobre mais agilidade no processo de finalização, pois isso também causa um transtorno enorme para a sociedade," opina Dentinho. 

O vereador Edson Biasi (PP) também parabenizou Pompermayer pelo projeto. "Parabéns Eduardo. Esse projeto vai ajudar a ir eliminando aquelas empresas de má conduta e assim teremos um futuro com melhores obras para o Poder Público", frisa Biasi. O projeto de lei nº 10/2023 foi aprovado por unanimidade de votos.

Continua após a publicidade

O segundo projeto discutido foi o do Executivo, no qual pedia a liberação do convênio para ceder 35 servidores entre efetivos e estagiários para a Fundação Casa das Artes, Museu do Imigrante e Biblioteca Pública Castro Alves. A matéria foi aprovada, sem ressalvas. 

E o último, mas não menos importante, foi a moção de aplauso à jovem de Bento Gonçalves, Júlia Bertan de Lima, pela sua medalha de ouro nas olimpíadas de matemática, somado ao prêmio Meninas Olímpicas, e a EMEF Professora Vânia Mincarone pelo trabalho e resultados. O vereador responsável pela matéria, Duda Pompermayer, parabenizou a aluna e seus familiares que estavam na sessão, além da Professora Roberta, a diretora da escola, Tânia, e as secretárias de educação. "Acho que muito nos orgulha ter uma aluna como a Júlia na cidade. A moção vem para parabenizar o empenho da estudante e o trabalho feito pelos professores e direção do Vânia, que é uma escola pública, e também incentivar e ver mais mulheres e meninas na ciência e no meio acadêmico", explica Pompermayer.

A estudante Julia Bertan também recebeu, no dia 23 de março de 2023, uma homenagem da Procuradoria da Mulher do Estado com o prêmio "Meninas Olímpicas", que tem o propósito de estimular a participação feminina na produção científica. A moção de aplauso à aluna foi aprovada por unanimidade de votos. 

Continua após a publicidade