Turismo Turismo
Ministério do Turismo atualiza guia com dicas para atender bem turistas com deficiência ou mobilidade reduzida
Além do conteúdo, também houve mudança no formato da publicação, com direcionamento para o acesso via celular, tablet ou computador
03/04/2023 16h25
Por: Marcelo Dargelio Fonte: Ministério do Turismo
MTur atualiza guia para atender bem pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Crédito: MTur

As belezas brasileiras merecem ser conhecidas por todos! Com o objetivo de tornar possível e ampliar o acesso igualitário ao lazer e turismo brasileiros, o Ministério do Turismo atualizou um guia que traz dicas importantes para atender bem pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. A publicação “Dicas para atender bem turistas com deficiência” é voltada ao profissional que atua no setor e está disponível de forma on-line, com formato que permite o acesso adequado por meio de smartphones, tablets ou por desktop.

Aponte a câmera para o QR Code ou clique AQUI  para acessara cartilha no Portal do MTur.

A publicação é fruto de uma parceria com o Conselho Nacional da Pessoa com Deficiência e o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania e foi lançada pela primeira vez em 2016. O novo guia traz um desenho mais atual dos conceitos básicos sobre acessibilidade, desenho universal, exemplos de deficiência e dicas de como proporcionar uma experiência turista ainda mais prazerosa para este público.

Continua após a publicidade

A atualização do Guia traz um olhar cuidadoso sobre expressões que já não são usadas e que podem gerar preconceitos com relação à capacidade corporal e intelectual da pessoa com deficiência ou mobilidade reduzida, provocando o que chamamos de “capacitismo”, um ato inaceitável e que deve ser combatido por todos.

Outra mudança diz respeito ao formato. Com o avanço do acesso às tecnologias, o Ministério apostou em um guia online, com foco no acesso via celular, tablet e desktop. O objetivo é que as informações facilitem o atendimento desse importante público, que a cada ano tem se tornado turista em potencial.

“O mundo não é o mesmo de sete anos atrás, principalmente no que diz respeito à inclusão social, e o turismo não pode ficar lá atrás. Esse Guia atualizado ajuda o profissional a conhecer as necessidades para oferecer uma experiência ainda mais prazerosa para esses turistas. Investir em acessibilidade é investir no turismo do futuro”, afirmou a ministra do Turismo, Daniela Carneiro.

Continua após a publicidade

OUTROS GUIAS- O Ministério do Turismo também está atualizando outras duas publicações para qualificar o atendimento a pessoas idosas e ao público LGBTQIA+, que serão lançados nos próximos dias. As cartilhas trazem informações valiosas sobre as especificidades de cada viajante, oferecendo auxílio e atendimento adequados e, desta forma, ampliando, as experiências dos turistas no Brasil.

PRIORIDADE- Tornar o turismo mais acessível e inclusivo é uma das metas prioritárias do plano de gestão da ministra do Turismo, Daniela Carneiro. Dividido em cinco eixos de atuação - diálogo; sustentabilidade e mudanças climáticas; carnaval; estruturação de destinos; e passagens aérea - o plano traz projetos que buscam reestruturar e fortalecer a atividade turística no país.