Tudo igual na partida de ida da final do Gauchão 2023. Na tarde deste sábado (1º), Caxias e Grêmio ficaram no empate em 1 a 1, no Estádio Centenário, em Caxias do Sul. Os gols foram marcados na primeira etapa. Marlon abriu o placar para o Grená, enquanto que o Tricolor chegou ao empate com Vina.
O campeão será conhecido no próximo sábado (8). Na Arena do Grêmio, em Porto Alegre, às 16h30, Grêmio e Caxias voltam a se enfrentar pela partida de volta da final da competição estadual. Com a igualdade no placar no primeiro confronto, nenhuma das equipes sai em vantagem. Para soltar o grito de campeão, Grêmio ou Caxias precisam vencer a partida. Em caso de novo empate, o campeão será conhecido na disputa de pênaltis.
O jogo:
Nos primeiros minutos da partida, as equipes cadenciaram o jogo. Com mais ímpeto na abertura da primeira etapa, o Caxias abriu o placar logo aos sete minutos. Marlon tentou passe, mas foi interceptado pelo defensor gremista. A bola sobrou para o jogador Grená, que ganhou dos defensores do Grêmio e saiu cara a cara com Adriel. Na saída do goleiro, Marlon chutou entre as pernas do arqueiro para abrir o placar: 1 a 0.
Atrás do marcador, o Grêmio passou a ter mais posse de bola. A resposta do Tricolor veio aos 12. João Pedro tentou de fora da área, mas o goleiro Bruno Ferreira defendeu. Aos 26 minutos, depois da troca de passes, Cristaldo tocou para Vina, que finalizou dividindo com Marcelo e a bola foi para fora. Aos 36, o Grêmio errou na saída de bola. Eron tocou para Peninha, que finalizou de perna esquerda por cima da meta de Adriel. No minuto seguinte, Bruno Ferreira fez duas defesas em sequência. A primeira tentativa foi de Lucas Silva de fora da área. Bruno defendeu e a bola sobrou para Bitello, que chutou mascado e Suárez completou para defesa do goleiro Grená com a ponta da chuteira.
Aos 45, Suárez teve outra oportunidade, mas parou na defesa de Bruno Ferreira. Nos acréscimos da primeira etapa, a pressão gremista surtiu efeito. Cristaldo cobrou escanteio, Bruno Uvini cabeceou e Vina completou para empatar a partida.
Na abertura da segunda etapa, Moacir foi expulso. Com a inferioridade numérica, coube ao Caxias recuar as linhas. O Grêmio seguiu com mais posse de bola. Aos 11, Suárez tocou para Vina, que mandou de primeira por cima da meta de Bruno Ferreira. Aos 23 minutos, o Grêmio seguia no campo de ataque. Cristal recebeu na área e finalizou cruzado para fora.
Na tentativa de criação ofensiva, o Grêmio encontrou a marcação sólida do Caxias. Aos 40, Lucas Silva chutou de fora da área e Bruno fez nova defesa, a bola ficou viva na área e Suárez também parou na defesa do arqueiro. Aos 45, Luis Suárez levantou para Vina, que mandou por cima do gol de cabeça.
Mín. 14° Máx. 25°