Após o sucesso observado na edição de 2022, o Corpo de Bombeiros Militar de Bento Gonçalves deu início aos trabalhos do projeto Bombeiros Mirins, que vai atender neste ano 24 crianças do município, sendo 50% delas provenientes de situação de vulnerabilidade social. O sorteio ocorreu na noite de quinta-feira (30), na Casa das Artes. A aula inaugural ocorre no dia 4 de abril.
Em 2023, o total de inscritos foram de 236 crianças. No sorteio, metade das crianças escolhidas foram inscritas através do CRAS, desta forma, possibilitando que jovens em situação de vulnerabilidade social fossem contemplados.
O projeto foi remodelado e agora contará com aulas de segunda a sexta-feira à tarde, ou seja, no contraturno escolar. Além de vivenciar o que faz um bombeiro, os jovens terão diversas outras atividades que serão proporcionadas a eles por meio de parcerias com instituições do município.
“O projeto de 2022 foi realmente muito bom, mas resolvemos estender o projeto para a semana inteira no contraturno escolar, realizando-o à tarde. Serão mais de 540 horas de atividades desenvolvidas, dentre elas inglês, música, natação, jiu-jitsu, informática e também tecnologias gerais por meio do IFRS”, comenta o capitão do Corpo de Bombeiros, Gustavo Kist.
Além das atividades, a parceria com empresas de Bento Gonçalves também vai auxiliar na alimentação dos bombeiros mirins e em outras atividades durante as aulas. “Temos uma série de parceiros. O projeto será desenvolvido em múltiplas mãos buscando o desenvolvimento de valências, como o espírito de liderança, a capacidade do trabalho em equipe, e essa percepção aguçada do senso de responsabilidade, tudo embasado na hierarquia e na disciplina”, salienta.
O sorteio que definiu os novos bombeiros mirins para o projeto de 2023 contou com a presença do tenente-coronel Julimar Fortes Pinheiro, da Corregedoria do Corpo de Bombeiros Militar do RS, major Lúcio Junes Lemes da Silva, comandante do 5º Batalhão de Bombeiros Militar (5º BBM), major Márcio Müller Batista e capitão Gustavo Kist, comandante e subcomandante, respectivamente, da 3ª Companhia Especial de Bombeiros Militar de Bento Gonçalves, Marijane Paese e Deonir De Toni padrinhos do projeto Bombeiro Mirim, demais autoridades e parceiros.
Confira a lista:
1 - Caio Felipe de Oliveira Carvalho
2 - Carlos Gabriel Maciel dos Santos
3 - Christian Samuel Stormoscki
4 - Luiz Fernando de Oliveira Pancotto
5 - Mateus Guedes Figueira
6 - Renan Moura Ventura
7 - Ana Laura Debiasi
8 - Danielly Schulz de Lima
9 - Isabelly Cristiane Casagrande
10 - Kyara Cadaval Santiago
11 - Larissa Pellizzari
12 - Nicole Louise Haile
13 - Diogo Batista
14 - Endryos Vidal
15 - Enzo Gabriel
16 - Nathanael Silva de Moraes
17 - Nicolas Otávio Andrade Antunes
18 - Ricardo Júnior Gonçalves Maciel
19 - Andryelli Luísa Guimarães
20 - Dafny dos Santos de Paula
21 - Dávila Kelly Ribeiro de Souza Silva
22 - Emanuelly Bonato da Silva
23 - Pérola Eduarda Santos dos Santos
24 - Priscila Mayara Marques.