14°C 25°C
Bento Gonçalves, RS
Publicidade

Como fazer uma tradicional Rabanada de Natal

Conhecida também como fatia dourada ou fatia de parida, a rabanada é um doce natalino histórico,considerado um ingrediente sagrado.

15/12/2018 às 21h02 Atualizada em 10/08/2019 às 14h30
Por: Marcelo Dargelio Fonte: divulgação
Compartilhe:
divulgação
divulgação

Sempre que o natal se aproxima diversos pratos e produtos típicos dessa época voltam a ter grande destaque. Pra quem gosta de cozinhar ou de comer bem, a expectativa pelo Natal é sempre a maior possível, momento em que é possível desfrutar com facilidade de ingredientes como a castanha portuguesa, a lichia (frutinha que está em alta), o panetone e a rabanada, doce que está há anos na mesa do brasileiro.

Conhecida também como fatia dourada ou fatia de parida, a rabanada é um doce natalino histórico, tamanha tradição de anos que possui no natal das pessoas. Trata-se de fatias grossas de pão, mergulhadas no leite, passadas em ovos batidos, fritas em óleo, e para finalizar polvilhadas com açúcar e canela. Depois de tantos anos de existência da receita, já é possível encontrar versões diferentes, como por exemplo, o acréscimo de vinho do porto, frutas vermelhas, e o acompanhamento do creme inglês.


Por trás da história da rabanada, muitas lendas e uma origem incerta. Sabe-se que foi criada através da necessidade do reaproveitamento do pão (amanhecido), tendo em vista que sempre foi considerado um ingrediente sagrado, até mesmo por representar o corpo de cristo para os católicos. A sua origem sempre se remete a Portugal, mas em todo o mundo é possível encontrar variações da rabanada, como o “Eggy bread” na Inglaterra, o “French toast” nos EUA, e o “Pain Perdu” na França. Isso mostra que é muito mais provável uma forte influencia francesa na origem da rabanada, do que uma influencia portuguesa.

É fato de que os portugueses foram os responsáveis por trazer a receita da rabanada para o Brasil, que rapidamente se espalhou e tomou conta do natal. Mesmo hoje tendo perdido espaço para o panetone, por exemplo, a rabanada ainda é muito feita em diversos estados, sendo o Nordeste o maior consumidor. O nome “fatia de parida” vem de uma história que conta do auxilio que esse doce natalino dava na produção do leite materno durante a gravidez, e por isso era sempre oferecido e consumido pelas gravidas.

A rabanada é apenas um dos vários pratos que aparecem apenas no natal, e mesmo sendo considerada extremamente calórica, tem a adoração de muitas pessoas, o que não permite que ela caia no esquecimento, mesmo com tanto tempo em destaque. E não é só apenas do Brasil que ela é preparada no Natal, em diversos países do mundo essa tradição já existe há muito tempo.

CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL NO YOUTUBE. É RÁPIDO E FÁCIL!!

rabanada

 Ingredientes:

 1 baguete de pão francês ou 4 pães franceses (não precisa ser amanhecido)

 2 xícaras de leite ou o suficiente para molhar as fatias de pães

 1 lata de leite condensado

 3 ovos batidos

 1 pitada de canela

Canela a gosto  Açúcar a gosto

 Óleo para fritar

Modo de preparo:

Comece cortando a baguete em fatias médias. Em um refratário, misture o leite com o leite condensado e mergulhe as fatias de pão, até que elas estejam bem molhadinhas. Em outro refratário, bata os ovos e coloque 1 pitada de canela. Passe as fatias molhadas de leite nos ovos batidos e frite-as em óleo quente.

Escorra as rabanadas em papel toalha e em seguida mergulhe-as em um refratário com canela e açúcar a gosto.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários