A equipe feminina da Associação Carlos Barbosa de Futsal (ACBF) deu o pontapé inicial aos trabalhos dentro de quadra visando a temporada 2023. Para compor o elenco foram chamadas seis novas atletas, além de uma jovem promessa da base, que faz parte da escola de futsal do clube há 10 anos. No total são 17 atletas sob o comando do treinador Rafael Cunha e do preparador físico e auxiliar Carlos Chagas.
Já com experiência do ano passado e conhecimento do nível da Liga Gaúcha, o técnico Rafael Cunha aponta a importância em acreditar nas jovens atletas juntamente com apoio das mais experientes na composição de um elenco motivado e competitivo. “Entendemos que hoje é importante acreditar na base mesclando atletas experientes que venham com nova motivação para proporcionar novos ares e buscar novos desafios. A ACBF precisa trabalhar para estar sempre na ponta de cima”, afirma o treinador da equipe feminina.
A equipe de Rafael conta com seis novas peças, somando a elas a atleta que treina na Escola da ACBF há 10 anos, hoje compõem o elenco do feminino. Aos 16 anos, Kanandra da Silva se encontra feliz e realiza um desejo de anos ao estar treinando e representando o time barbosense, agora integrando a equipe principal.
“Hoje, sinto-me muito realizada, pois chegar a treinar com o time profissional feminino, parecia algo muito distante. Comecei a treinar na escolinha da ACBF em 2013, tinha 6 anos na época. Como não havia meninas, sempre treinava com os meninos, mas não me importava com isso. Minha primeira conquista foi no ano de 2016, quando ganhei o troféu de destaque da escola. Hoje realizo o sonho de chegar ao time feminino profissional.” revela atleta da ACBF.
O grupo participa da Liga Gaúcha ainda sem data prevista para início. O número de clubes envolvidos aumentou. Na temporada atual, por enquanto, seis equipes disputarão o título Gaúcho.
Da região metropolitana, as novas peças se juntam ao elenco remanescente com grandes expectativas. As contratadas na posição de ala são: Camila Hoffmann, do UJR Futsal, Vanessa Heinen e Alessandra Helena Petry ex-atletas da ALAF, Yasmim Ramos, do MGA, Deise Garcia, como ala/pivô do Teutônia futsal, e a goleira Sthefany Silva, do Imigrante.
“As meninas chegaram com grandes ambições e vontade de ser protagonistas. É legal ver elas empolgadas por estarem defendendo a camisa laranja. Isso, com a qualidade técnica e a experiência do ano passado, vai nos auxiliar na briga pelo título.” conclui o treinador.
Os treinos ocorrem no ginásio da ACBF nas segundas, quartas e sextas. Um novo nome está sendo tratado para chegar na Serra e fechar o elenco ainda nesta semana.