13°C 29°C
Bento Gonçalves, RS
Publicidade

Grêmio estudantil da Escola Mestre expõe falta de funcionários nas áreas de limpeza e alimentação no educandário

O coordenador da 16ª CRE explica que estão no aguardo da contratação do Estado de mais empresas terceirizadas para a realização dos serviços e pedem compreensão. Mais de 10 escolas da cidade também estão com falta de servidores.

29/03/2023 às 14h23 Atualizada em 30/03/2023 às 12h13
Por: Renata Oliveira
Compartilhe:
Alunos relataram que há apenas uma funcionária de limpeza e falta merendeiras para atender a demanda da escola. Crédito: Divulgação/Redes Sociais
Alunos relataram que há apenas uma funcionária de limpeza e falta merendeiras para atender a demanda da escola. Crédito: Divulgação/Redes Sociais

O Grêmio Estudantil da Escola Estadual Mestre Santa Bárbara de Bento Gonçalves trouxe, através das redes sociais, nesta terça-feira, 28, uma situação que vem preocupando os alunos da instituição: a falta de funcionários na preparação da merenda escolar e na limpeza das salas de aulas. A 16ª Coordenadoria Regional de Educação (16ª CRE) diz que sente muito, mas que estão de mãos atadas no aguardo da contratação de mais servidores pelo Estado. 

Por meio de uma carta aberta, os integrantes do Grêmio Estudantil da Escola Estadual Mestre Santa Bárbara divulgaram que há apenas uma funcionária nos turnos da manhã, tarde e noite para realizar a higienização das salas de aulas e que falta merendeiras para preparar e distribuir a merenda de cerca de 1.200 alunos da escola.

Confira abaixo:

"Ao longo do nosso dia a dia, nós, alunos da Escola Estadual Mestre Santa Bárbara, somos testemunhas da falta de respeito com a educação. Por isso, estamos insatisfeitos com a ausência de servidores públicos indispensáveis para a manutenção de uma educação de alta qualidade. 

O programa de merenda escolar é utilizado por aproximadamente 1.200 alunos. Como uma escola pública que atende alunos das mais diferentes classes sociais e econômicas, não é exagero dizer que a falta de funcionários para o preparo da merenda escolar impacta na única refeição completa do dia para muitos alunos. 

A falta de funcionários na limpeza é ainda mais evidente. A higienização e organização das salas de aula é feita por uma única funcionária em todos os turnos escolares: manhã, tarde e noite.

Além disso, estes profissionais são muito mal valorizados por seus empregadores. Reconhecemos e admiramos o esforço dos poucos funcionários que se preparam de diversas maneiras para atender às nossas necessidades.

A educação pública precisa desses serviços, uma vez que, sem eles, a desigualdade do ensino aumenta ainda mais. Ainda, é necessário respeitar, com direitos justos, os trabalhos que tornam o ensino público possível."

Segundo o coordenador da 16ª CRE, Alexandre Misturini, a falta de servidores públicos está ocorrendo em outras escolas da cidade, além do Mestre Santa Bárbara. No total, são 11 escolas estaduais de Bento Gonçalves que estão com déficit de profissionais e para suprir a demanda, são necessários 14 funcionários para a área de limpeza e 10 na área da alimentação. Já em toda a região da coordenadoria, é preciso 32 servidores de limpeza e 42 na alimentação. 

O coordenador explica que o problema está ocorrendo por causa do corte de gastos do Estado, devido o acordo de Recuperação Fiscal - então tem um limite de custeio de contratações diretas - além da falta de interesse das empresas terceirizadas nas licitações. "Existe sim esta demanda, os funcionários que são contratados diretamente pelo Estado estão trabalhando. Já os postos de trabalho que são terceirizados está ocorrendo essa falta, pois ocorreram problemas nas duas primeiras licitações, e a SEDUC (Secretaria de Educação do RS) teve que realizar uma nova licitação," esclarece Alexandre. 

Misturini também coloca, em nome de toda a 16ª CRE, que sente muito que isso esteja ocorrendo em pleno início do ano letivo, mas que estão de mãos atadas esperando um retorno das licitações para contratação de mais empresas terceirizadas. "Sabemos da falta destes profissionais, compreendemos a complexidade da situação das escolas, mas continuamos aguardando os tramites burocráticos da licitação. A equipe da 16ª Coordenadoria Regional de Educação pede desculpas pelos transtornos, mas acreditamos que logo a situação irá normalizar. Solicitamos as comunidades escolares que que compreendam e que continuem atuantes," frisa o coordenador da 16ª CRE, Alexandre Misturini. 

No total, faltam na região da 16ª Coordenadoria Regional de Educação: 

Limpeza: 32 postos

Alimentação: 42 postos

Em Bento Gonçalves, especificamente, faltam:

Postos de alimentação: 10

Postos de limpeza: 14

Escolas de Bento Gonçalves que estão sem os postos terceirizados:

Colégio Landell de Moura

E.E.E.M. Mestre Santa Bárbara

I.E. Cecília Meireles 

E.E.E.F. Ângelo Salton

E.E.E.F. José Farina

E.E.E.F. Maria Goretti

E.E.E.F. Nossa Senhora da Salette

E.E.E.F. Pedro Vicente da Rosa

E.E.E.F. Ângelo Chiamolera

C.E. Visconde de Bom Retiro

C.E. Dona Isabel

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários