Ao anunciar o fechamento do departamento profissional no segundo semestre de 2023, uma vez que o Esportivo não vai disputar a Copa FGF, o alviazul emprestou suas jovens promessas, oriundas das categorias de base, para clubes que vão disputar a Divisão de Acesso. Ao todo, quatro atletas que estiveram no grupo principal na campanha do rebaixamento no Gauchão vão disputar a Série A2.
O atacante bento-gonçalvense Guilherme Farias, de 20 anos, foi contratado por empréstimo pelo Santa Cruz, do técnico Daniel Franco. O jogador, que foi uma das principais revelações do alviazul nos últimos anos, destacando-se na Divisão de Acesso do ano passado, vai jogar a Série A2 pelo Galo Carijó, reencontrando atletas que estavam no Esportivo, a exemplo do goleiro Copetti, do lateral direito Márcio Lima, do zagueiro Tairone e do volante Hippolito.
Neste ano, uma lesão tirou Guilherme de grande parte do Campeonato Gaúcho, atuando somente nas primeiras três primeiras rodadas da competição estadual. Agora, 100% recuperado, o atacante, que iniciou no futebol em campeonatos amadores de Bento Gonçalves, almeja conquistar o seu espaço no time titular.
O lateral esquerdo Gabriel Kunz, de 20 anos, o qual fez a sua estreia no futebol profissional neste ano, entrando em campo diante do Novo Hamburgo, vai atuar no Brasil de Farroupilha, ao lado do volante Vitório, de 19 anos, o qual também foi emprestado para o rubro-verde. O meio-campista, por sua vez, não foi utilizado no Gauchão. O volante Nathan, de 20 anos, que foi revelado pelo Esportivo e que esteve na campanha do descenso do alviazul no Gauchão, também vai jogar no Brasil de Farroupilha.
A Divisão de Acesso inicia no dia 16 de abril. O Santa Cruz estreia em casa diante do Pelotas, enquanto o Brasil de Farroupilha encara em seus domínios o Monsoon FC.
Mín. 13° Máx. 29°