No dia mundial do teatro, 27 de março, a cultura gaúcha ganhou um presente. Nesta noite, o Teatro Oficina do Multipalco Eva Sopher, espaço localizado na área do Theatro São Pedro, em Porto Alegre, foi inaugurado oficialmente. A cerimônia, que ocorreu na noite desta segunda-feira, contou com a presença do governador Eduardo Leite e da secretária da Cultura, Beatriz Araujo.
"Nós acreditamos na cultura e na importância dela para toda a sociedade. Este é um de tantos outros projetos que temos realizado para fomentar ainda mais a arte em nosso Estado", disse o governador.
O espaço foi pensado para receber espetáculos experimentais e tem capacidade para até 120 espectadores e sua planta comporta três diferentes tipos de composições das arquibancadas. Desta forma, a disposição entre atores e plateia pode mudar de acordo com cada produção artística.
Durante a cerimônia, houve a revelação do nome oficial do teatro, que foi definido após votação pública realizada na internet: Olga Reverbel, autora e professora de teatro que marcou gerações.
A finalização das obras do Teatro Oficina só foi possível após a liberação de recursos do Estado, a partir do projeto Avançar na Cultura. Ao todo, o governo investiu R$ 7,5 milhões na obra.
Nesta segunda etapa, está em execução um investimento de R$ 15 milhões, sendo a maior parcela para a finalização do Teatro Italiano. Na sequência, um terceiro aporte de recursos contemplará equipamentos de som para o Multipalco que, junto com o prédio histórico, forma um dos maiores complexos culturais da América Latina, ocupando mais de 25 mil metros quadrados.
Texto: Ascom Sedac
Edição: Secom
Mín. 15° Máx. 18°