Buscando alternativas para fortalecer e dar mais segurança ao trabalho realizado pelos agricultores familiares, está nascendo a CooperaBento. A cooperativa é formada por produtores rurais das cidades de Bento Gonçalves, Farroupilha e Veranópolis. A nova entidade foi apresentada na sexta-feira, 24 de março, ao prefeito de Bento Gonçalves, Diogo Segabinazzi Siqueira.
Um dos organizadores que contribuiu para a criação da CooperaBento foi o chefe do escritório da Emater, Thompsson Didoné. Segundo ele, a criação da cooperativa era um anseio dos 26 integrantes da Associação de Produtores Rurais, com o objetivo de fortalecer e dar mais segurança jurídica aos agricultores. Atualmente, eles são responsáveis por fornecer a merenda escolar para as escolas municipais de Bento Gonçalves e também atendem demandas de escolas estaduais e federais.
Segundo Thompsson Didoné, uma equipe de trabalho formada pelos próprios agricultores, com auxílio da Emater e das secretarias de Agricultura dos três municípios, montou o estatuto social da cooperativa. Com toda a documentação encaminhada, o próximo passo será o encaminhamento dos documentos para a Junta Comercial. A criação da cooperativa vai permitir ainda a ampliação de negócios para os agricultores, bem como a participação de mais produtores rurais que quiserem fazer parte da cooperativa futuramente. O primeiro presidente da CooperaBento será o agricultor Carlos Alberto da Silva.