O dia 6 de maio de 2023 será marcante para a arquiteta Bethina Marcante, de 26 anos. Ela subirá na passarela do concurso Miss Universo Rio Grande do Sul representando a cidade de São Borja e também será a primeira mulher transgênero a participar do concurso no estado. Assim como ela, a candidata de Taquara, a estudante de Direito Vitória de Brito Liskoski, 24 anos, será a primeira mulher mãe a concorrer ao título máximo de beleza do RS.
A etapa estadual do Miss Universo RS ocorre no dia 6 de maio. A candidata que vencer, disputará com outros estados o título de Miss Universo Brasil. A vencedora nacional disputa o posto mundial no Miss Universo.
Bethina Marcante se destaca por seus traços marcantes e postura longilínea. Ela já foi capa de revistas e atua como modelo para várias lojas, mas participar de um concurso de beleza será a primeira vez em sua vida. A jovem deixou um pouco de lado a vida de arquiteta e designer de interiores para se dedicar ao Miss Universo RS. Para ela, essa tem sido uma experiência diferente.
Embora a presença de mulheres trans nunca tenha sido vetada do Miss Universo RS, nenhuma tinha participado até então. Apesar do tema delicado, Bethina garante que não abraçou a bandeira LGBTQIA+ por causa do concurso. "Eu sempre tentei quebrar a barreira e me apresentar como um ser humano. Nunca levantei pauta, nunca militei, e de repente todos os holofotes estão virados para mim, com uma expectativa bem grande a respeito da minha participação", revela a candidata.
Mín. 14° Máx. 25°