Esporte Rugby
Torneio Escolar de Tag Rugby 7s do Farrapos reúne cerca de 100 jovens no Estádio da Montanha
Evento contou com a participação de adolescentes de 15 e 16 anos do ensino médio do IFRS.
22/03/2023 18h39 Atualizada há 2 anos
Por: Kevin Sganzerla Fonte: NB Notícias
Foto: Kévin Sganzerla

Com o objetivo de fomentar o rugby na cidade e captar atletas para as equipes juvenis, o Farrapos promoveu a primeira edição do Torneio Escolar de Tag Rugby Sevens, na modalidade olímpica do esporte, na tarde desta quarta-feira (22), no Estádio da Montanha. O evento contou com cerca de 100 jovens de 15 e 16 anos das turmas dos primeiros anos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - campus Bento Gonçalves. 

O clube firmou uma parceria com a instituição de ensino para promover o rugby no instituto por meio de treinamentos semanais, resultando na idealização de um evento que englobou todas as turmas do primeiro ano do ensino médio. Conforme o treinador alviverde, Javier Cardozo, esses são os primeiros passos para formar uma competição municipal entre escolas em Bento Gonçalves.

"Estamos trabalhando com a categoria M15, que são os primeiros anos. Osa próximos torneios serão de M16 e M17. A ideia é dar competição entre eles por idade e desenvolver categorias também. Por enquanto estamos trabalhando só com o IFRS nessa questão de torneio, mas nosso grande objetivo é fazer interescolares, que é o que apontamos para o futuro: ter equipes escolares e uma liga funcionando o ano inteiro", detalha Javier. 

Continua após a publicidade

Conforme o treinador, o objetivo do clube não é só captar jogadores para as categorias de base, mas sim fomentar a modalidade, torná-la conhecida no município e trazer pessoas para o Farrapos, seja dentro ou fora das quatro linhas. "É a ferramenta necessária que o clube precisa ter não simplesmente para trazer jogadores para o primeiro time, mas para desenvolver conhecedores do rugby, praticantes, trazer pessoas ao clube", pondera. 

A parceria entre o Farrapos e o IFRS é de longa data. Diversos atletas que compõem o time principal ou que já fizeram parte dos times juvenis, seja masculino como feminino, surgiram da captação do clube na instituição. Um dos exemplos é o atleta Murillo Bonesso, uma das principais revelações do alviverde, o qual já foi convocado diversas vezes para a Seleção Brasileira, desde a base até o profissional. 

Continua após a publicidade

"Esse ano a proposta deles foi bem bacana de fazer por turma. Estamos aqui só com os primeiros anos hoje, que são turmas que ingressaram no IFRS em fevereiro e que tiveram três semanas de oficina, mas já saíram jogando o rugby tag na primeira aula", explica a professora de educação física do instituto, Cibele Alves dos Santos. 

Em breve, o clube deverá divulgar a data para a realização das demais edições do Torneio Escolar de Tag Rugby, desta vez contemplando as demais turmas do IFRS, nas categorias M16 e M17.