A população paraense e maranhense cresceu consideravelmente nos últimos anos em Bento Gonçalves, fato que motivou a criação do Centro de Tradições Norte e Nordeste na Capital Brasileira do Vinho. A união entre os povos de ambas as regiões do país resultou, recentemente, na mais nova liga amadora de futebol do município: a Liga Norte-Nordeste, que fará a sua estreia em 2023.
A competição vai contar com oito equipes quase que exclusivamente formadas por atletas vindos do Pará e do Maranhão. Nas próximas edições, a expectativa é que o campeonato possa também contar com times da Bahia e de outros estados. Os participantes da primeira edição serão o Atlético Paraense, Família Buratti, Paysandu, Remo e Atrevidos, do Pará, e PSG, Sampaio Corrêa e Moto Club, do Maranhão.
"Tivemos a ideia de fazer a competição pois a maioria das pessoas do norte e nordeste são apaixonadas por futebol e, portanto, pensamos em fazer essa liga. É um campeonato curto, porém só com times paraenses e maranhenses", explica João Carlos Berino Guimarães, um dos organizadores do campeonato.
Os oito clubes serão divididos em duas chaves de quatro, enfrentando-se todos contra todos dentro dos grupos. Classificam-se os dois primeiros colocados de cada chave à semifinal, que será realizada em jogos de ida e volta. A final será decidida em confronto único. Haverá troféus para o primeiro, segundo e terceiro colocados, além do artilheiro, melhor disciplina e defesa menos vazada. Há também a possibilidade da entrega de um troféu para o jogador eleito o melhor da partida em todos os confrontos.
A competição tem início previsto para o dia 21 de maio. As partidas serão realizadas nos campos do Barracão e do Cruzeirinho da Sertorina. Cada clube terá o direito de inscrever apenas três jogadores que não são do norte ou do nordeste.
Mín. 13° Máx. 29°