Após o rebaixamento no Gauchão de 2023, o Esportivo vai fechar o departamento profissional do clube no segundo semestre e direcionará o seu foco exclusivamente nas categorias de base. O presidente do alviazul, Leocir Glowacki, confirmou que o time não vai disputar a Copa FGF deste ano, por outro lado, pretende colocar o clube no Campeonato Gaúcho Sub-20.
De acordo com o mandatário, a opção de disputar o Estadual Sub-20 se deve pelo fato de o clube almejar seguir lapidando jovens atletas para o profissional. Além disso, a negativa em participar da Copa FGF também vem a atender o objetivo da gestão atual, que finaliza o mandato neste ano, de deixar o clube sã em relação à situação financeira.
Portanto, no segundo semestre, as categorias de base serão o foco exclusivo do Esportivo, deixando de lado o profissional. O presidente pondera que será utilizado exclusivamente atletas de Bento Gonçalves e região para a disputa do Estadual Sub-20. “Estamos com a categoria de base de vento em poupa. A sub-15 e a sub-17 vão disputar a Liga Serrana. Já a sub-20, em reunião com a diretoria, decidimos fazer a categoria federada para dar sequência a esses atletas que vêm despontando dentro do futebol da nossa base”, pondera o presidente.
Além da situação financeira, um dos motivos de o Esportivo optar por não disputar a Copa FGF se deve ao número limite de atletas com contrato amador, ou seja, jogadores a nível de base que podem ser inscritos para a disputa do campeonato. “Por que não a copinha e sim a categoria de base? Na Copa FGF conseguimos colocar no máximo dez atletas da categoria de base. O Campeonato Gaúcho Sub-20 também tem uma boa vitrine e consigo utilizar todos os atletas que tenho na base. Essa categoria é o que pode dar o suporte para o profissional para a Divisão de Acesso do ano que vem”, explica.
Conforme Leocir, o clube finalizou o Campeonato Gaúcho sem dívidas e com todos os salários e direitos de imagem pagos aos atletas que fizeram parte da campanha do descenso.
O Gauchão Sub-20 tem início previsto para o dia 28 de abril, estendendo-se até o dia 23 de setembro. Por se encontrar em 37º colocado no ranking de categoria de base da FGF, o alviazul deverá disputar a Série A2 do campeonato estadual Sub-20.
Mín. 13° Máx. 29°